Siga o OTD

Natação

Guilherme Costa é 4º lugar dos 400m livre em Fukuoka

O Cachorrão nadou os 400m livre para 3m43s58 e terminou perto do pódio em uma prova com quase dois recordes mundiais

Guilherme Costa cachorrão natação recorde sul-americano 800 m livre Mundial de Esportes Aquáticos Budapeste Hungria
(CBDA)

A manhã deste domingo (23) marcou o primeiro dia de finais da natação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão. Guilherme Costa, o Cachorrão, foi o primeiro brasileiro a entrar na piscina. Medalhista de bronze dos 400m livre em Budapeste, ele bateu na trave neste ano e terminou com o quarto lugar.

O Cachorrão já havia tido um bom desempenho nas eliminatórias. Com um tempo de 3min44s17, ele conseguiu vencer sua bateria e entrar na final com o terceiro melhor tempo. Na decisão, baixou a marca para 3m43s58, mas terminou atrás do alemão Lukas Martens, que foi prata em Budapeste e terminou no terceiro lugar com 3m42s20. 

“Eu sei que posso bem mais que isso. De manhã, nadei fácil. Esperava ir bem melhor agora na parte da tarde. Não sei o que aconteceu, tentei crescer no meio da prova. Eu geralmente abro muito bem e fecho muito bem, mas dei mole ali no meio, que é o que preciso treinar mais. Não é de tudo ruim, quarto melhor do mundo, mas sei que eu podia mais”, disse Guilherme Costa entrevista ao SporTV após a prova.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A final dos 400m livre masculino no Mundial de Esportes Aquáticos foi muito forte. O australiano Samuel Short e tunisiano Ahmed Hafnaoui dominaram a prova desde o início. Ambos terminaram na casa dos 3m40s, muito perto do recorde mundial do alemão Paul Biedermann, e ocuparam as duas primeiras posições do pódio. Short marcou 3m40s68 e levou o ouro, enquanto Hafnaoui ficou atrás por dois centésimos.

Revezamento é sexto e João para na semi

O quarteto formado por Marcelo Chierighini, Guilherme Caribé, Felipe Souza e Victor Alcará terminou na sexta posição do revezamento 4x100m livre.Os brasileiros completaram a prova em 3m12s71. O resultado ficou longe do pódio formado por Austrália com ouro, Itália com a prata e Estados Unidos com o bronze. 

Contudo, pensando na vaga para os próximos Jogos Olímpicos, os brasileiros ocupam atualmente a terceira posição do ranking de tempos. A World Aquatics (Federação Internacional) definiu que a classificação para Paris 2024 será composta pelos 16 melhores revezamentos nos Mundiais deste ano e do próximo. Os três países no pódio em Fukuoka já se garantiram automaticamente.

Anteriormente à final do revezamento, João Gomes Júnior entrou na piscina para disputar a semifinal dos 100m peito. O brasileiro entrou com a meta de nadar abaixo de 1m, mas ficou bem perto disso. Com 1m00s05, ele chegou em oitavo lugar na sua bateria e terminou em 14º na classificação geral. O corte para a decisão foi do turco Berkay Orgretir, com 59s50.  

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Natação