Siga o OTD

Vôlei

Índia será sede do Mundial de Clubes masculino em 2023 e 2024

FIVB anuncia que Índia receberá o Mundial de Clubes de vôlei masculino em 2023 e em 2024

Perugia Mundial de Clubes de vôlei masculino Índia
Perugia foi campeão do Mundial em 2022 (Foto: Volleyball World)

O Mundial de Clubes de vôlei masculino mudou de casa. Pelo menos para as duas próximas edições. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta terça-feira (31) que a Índia será sede da competição que reúne as principais equipes do planeta em 2023 e em 2024.

Betim, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte-MG, recebeu o Mundial de Clubes de vôlei masculino nas três últimas edições, em 2019, 2021 e 2022 (não houve em 2020, pela pandemia de Covid-19). Com a mudança para a Índia, será a primeira vez que o país recebe a competição.

+ Wallace é suspenso pelo Cruzeiro; COB envia caso ao comitê de ética

“A FIVB tem o prazer de trazer o melhor do vôlei de clube masculino para a Índia pela primeira vez! Com os principais clubes do mundo, incluindo a nação anfitriã, participando, fãs na Índia e ao redor do mundo podem ter a certeza de emocionantes ações de vôlei e incríveis performances de atletas”, disse Ary Graça, presidente da FIVB.

O Mundial de Clubes de 2023 ocorrerá entre 6 e 10 de dezembro. A cidade-sede, no entanto, ainda está indefinida e só será conhecida adiante. Além de reunir os campeões continentais, o torneio contará com a presença do campeão indiano de vôlei, representando o país-sede na competição.

O Mundial

A primeira edição do Mundial de Clubes de vôlei masculino ocorreu em 1989. Ao todo, 17 edições já ocorreram, anualmente desde 2009. Doha, no Catar, sediou o evento em quatro oportunidades, entre 2009 e 2012, sendo a primeira – e até aqui única – cidade asiática a receber a competição.

Em 2022, seis equipes participaram do Mundial. Numa final italiana, o Perugia derrotou o Trentino por 3 sets a 1 e conquistou seu primeiro título mundial. Sada Cruzeiro e Itambé/Minas disputaram o terceiro lugar, com a Raposa levando a medalha. O Vôlei Renata também representou o Brasil na competição.

Mais em Vôlei