Siga o OTD

Vôlei

Wallace é suspenso pelo Cruzeiro; COB envia caso ao comitê de ética

Após publicação sobre tiro na cara de Lula, Wallace é suspenso pelo Cruzeiro e para no comitê de ética do COB

Mundial de vôlei 2022 Wallace suspenso cob sada cruzeiro
(Gaspar Nóbrega/COB/arquivo)

O oposto Wallace foi suspenso por tempo indeterminado pelo Sada Cruzeiro, clube que defende, na tarde desta terça-feira (31), horas após ter publicado um post nos stories do Instagram sobre dar um tiro de espingarda calibre 12 no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) encaminou o caso para o comitê de ética da entidade. Wallace foi campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei na Rio-2016 e vice quatro anos antes, em Londres-2012.

Em nota oficial, o COB classificou como “inaceitável a postagem feita pelo jogador, que representou a seleção brasileira de vôlei em três Jogos Olímpicos e, em 2022, foi medalha de bronze no Campeonato Mundial da modalidade.” A entidade acrescentou “que o que move o esporte brasileiro são os valores olímpicos como excelência, respeito e amizade e que, portanto, não há espaço para nenhuma conduta violenta ou de incitação à violência.”

Já a suspensão pelo Sada Cruzeiro, maior vencedor e atual líder da Superliga, foi publicada pelo jornal “O Tempo“, de Belo Horizonte. “A Diretoria da Associação Esportiva e Social SADA repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência e esclarece que NÃO COMPACTUA DE MANEIRA ALGUMA com as recentes publicações do atleta Wallace de Souza em suas redes sociais. Dentro do que cabe ao patrocinador master do Sada Cruzeiro, foi definido o AFASTAMENTO IMEDIATO do atleta por TEMPO INDETERMINADO, e exigidos a plena retratação e pedido público de desculpas. Permanecemos atentos aos desdobramentos legais deste lamentável episódio e novas medidas serão estudadas”.

Tiro na cara

A postagem em tom ameaçador de Wallace foi feita em uma sequência de stories dentro do perfil oficial do jogador no Instagram. Em uma publicação de foto em que segura uma arma em um clube de tiros, Wallace abriu uma caixa de perguntas para interagir com os seguidores. Um dos questionamentos feito por um deles foi: “Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?” – em referência à arma em questão. O jogador replicou o questionamento do seguidor no story seguinte e, então, abriu uma enquete com uma nova pergunta: “Alguém faria isso?”, com as opções “Sim” e “Não”. Horas depois ele apagou a postagem e, já na tarde desta terça, publicou um vídeo com um pedido de desculpas.

Antes de suspender o atleta, o Sada Cruzeiro publicou uma primeira nota lamentando o ocorrido. “O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações”, escreveu o time mineiro. Não foi suficiente para apagar o incêndio, já que a repercussão seguiu negativa, com inúmeros comentários considerando a nota fraca. Horas mais tarde, o atleta foi suspenso.

Antes do COB, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também emitiu nota repudiando “qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos”, entendendo que “o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”.

AGU e Ana Moser

A publicação do atleta também gerou reação dentro do governo brasileiro. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou ter acionado a Advocacia Geral da União (AGU). “Vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!”, afirmou Pimenta no Twitter. A ministra dos Esportes e também medalhista olímpica de vôlei, Ana Moser, foi outra a se manifestar. “Antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições.”

O ato de Wallace, descrito no artigo 286 do Código Penal como delito de incitação ao crime, tem pena de detenção de três a seis meses, além de multa. Wallace é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e já se envolveu em polêmicas anteriores, inclusive durante jogos da seleção brasileira. Na última eleição, ele fez campanha para o candidato, derrotado por Lula na ocasião.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei