Siga o OTD

Vôlei

Em 2022, vôlei brasileiro brilhou e conquistou medalha nos Mundiais

Relembre as campanhas das medalhas brasileiras nos Mundiais de vôlei em 2022

Brasil vôlei Mundial de Vôlei feminino Bélgica ao vivo
(Foto: Volleyball World)

Em ano de Copa do Mundo de futebol, foi o vôlei quem brilhou no Brasil. Fazendo história, o país conquistou medalhas nos dois Mundiais da modalidade disputados em 2022. Com uma equipe renovada, a seleção feminina levou a prata, após perder a final para Sérvia. Já o time masculino, desacreditado após uma sequência negativa de resultados, ficou com o bronze. O OTD relembra os principais pontos das duas conquistas.

Antecedentes do feminino

Depois de faturar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção feminina renovou seu elenco para o início do novo ciclo. Peças importantes da equipe vice-campeã no Japão não continuaram na seleção, como as ponteiras Fê Garay e Natália e a líbero Camila Brait. Desta forma, o Brasil chegou à Liga das Nações, o primeiro compromisso da temporada 2022, com uma equipe reformulada.

Brasil x Turquia Liga das Nações feminina
Pri Daroit e Julia Bergmann foram algumas das ‘caras novas’ do Brasil em 2022 (Foto: FIVB)

Muitas jovens jogadoras fizeram sua estreia com a camisa da seleção brasileira durante a VNL, mas não sentiram o peso da camisa. O Brasil fez uma grande campanha, teve dez vitórias e duas derrotas na primeira fase, e chegou até a decisão. A equipe ficou com a medalha de prata ao perder para a Itália. Apesar disto, o grande desempenho deu um novo ânimo para as comandadas de José Roberto Guimarães. De desacreditado, o Brasil passou a sonhar com um pódio no Mundial.

Do elenco que medalhou em Tóquio-2020, apenas Gabi, Carolana, Macris, Roberta e Rosamaria fizeram parte do time que foi vice da VNL. A novata Julia Bergmann foi o principal destaque da equipe na competição, mas ela não seguiu para disputar o Mundial por conta de compromissos com sua universidade nos Estados Unidos. Quem também não disputou o Mundial foi Ana Cristina, que pediu dispensa. Por outro lado, a veterena Carol Gattaz, de 41 anos, voltou a ser convocada e brilhou. Pri Daroit, Kisy e Nyeme disputaram tanto VNL quanto Mundial e foram fundamentais nas campanhas.

O Mundial feminino

O Brasil teve um começo tranquilo no Mundial feminino, vencendo República Tcheca (3 a 1), Argentina (3 a 0) e Colômbia (3 a 0) com autoridade. A única derrota na primeira fase veio para o Japão, em um jogo em que a seleção cometeu muitos erros e perdeu por 3 sets a 1. Apesar disto, a equipe não se abalou e fez uma grande partida contra a China, que até então estava invicta, e conseguiu uma vitória por 3 a 1, de virada.

Carol Brasil Colômbia Mundial de vôlei feminino
Carol brilhou nos bloqueio no Mundial de 2022 (Foto: Volleyball World)

O desempenho de quatro vitórias e uma derrota fez com que o Brasil ficasse em terceiro lugar no grupo D, garantindo classificação para a segunda fase, que também foi disputada no formato de grupos. Na nova fase, o Brasil teve uma pedreira pela frente logo de cara: a Itália, que havia vencido os cinco jogos até então. Em um jogaço, a equipe de Zé Roberto venceu por 3 sets a 2 e ganhou moral na competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A partir da vitória contra a Itália, o Brasil ganhou confiança e foi arrasador nos jogos seguintes da segunda fase. A seleção feminina de vôlei venceu Porto Rico e Holanda, por 3 a 0, e a Bélgica, por 3 a 1, sempre com parciais largas. A campanha rendeu o segundo lugar na chave ao Brasil, atrás apenas da Itália, e passaporte carimbado para o mata-mata.

O mata-mata

Nas quartas de final, o Brasil derrotou o Japão por 3 sets a 2, em um jogo heroico. A equipe asiática abriu 2 a 0, com duplo 25/18, mas o time verde-amarelo chegou à virada em uma grandiosa atuação de Gabi e conseguiu a revanche sobre as nipônicas. Garantido na semi, a seleção mais uma vez bateu a Itália, agora por 3 a 1. Já na final, o time caiu diante da Sérvia, que fez uma campanha perfeita, com 12 vitórias em 12 jogos, para ficar com o ouro.

Brasil vôlei feminino Mundial de Vôlei feminino Itália Sérvia final do Mundial de vôlei feminino ao vivo
Equipe comandada por José Roberto Guimarães chegou ao terceiro vice mundial (Foto: Volleyball World)

Assim, a seleção brasileira de vôlei feminino conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial, disputado na Polônia e na Holanda. Foi o quarto vice da equipe na competição, repetindo 1994, 2006 e 2010. Além disso, o time tem um bronze em 2014. Apesar de ser bicampeã olímpica, a seleção feminina jamais conquistou o título mundial.

Antecedentes no masculino

Entre os homens, o Brasil chegou em 2022 com uma base semelhante à que havia ficado em quarto lugar na Olimpíada de Tóquio no ano anterior. Peças importantes da equipe principal, como Wallace e Douglas Souza, não estiveram na Liga das Nações, mas jogadores conhecidos passaram a integrar a equipe. Apesar de críticas ao trabalho de Renan Dal Zotto e do “não-pódio” em Tóquio-2020, o Brasil era considerado um dos candidatos ao título da VNL.

Brasil x Eslovênia Liga das Nações de vôlei
Seleção masculina na primeira semana da Liga das Nações (Foto: Volleyball World)

No entanto, a seleção deixou a desejar na primeira competição internacional da temporada. A equipe não começou bem e sofreu para avançar de fase. No fim, terminou em sexto lugar na classificação geral, com oito vitórias e quatro derrotas. Logo na primeira fase do mata-mata, acabou derrotada pelos Estados Unidos, que viria a ser vice-campeão.

Com isto, o sinal de alerta foi ligado para a seleção brasileira de vôlei masculino. A equipe chegou ao Mundial desacreditada. Wallace, que havia se aposentado da seleção, voltou atrás para a disputa da competição, já que a titularidade da posição de oposto havia ficado vaga após a lesão de Alan. E apesar de todas as dúvidas, o Brasil fez uma grande participação no torneio, disputado na Eslovênia/Holanda.

O Mundial masculino

O Brasil foi soberano na primeira fase e venceu os três jogos que fez, diante de Cuba, Japão e Catar. Os únicos sets perdidos foram contra Cuba, quando um tie-break precisou ser disputado. A seleção masculina de vôlei garantiu o primeiro lugar do grupo B e teve a quarta melhor campanha geral e, assim, teve uma posição confortável no mata-mata.

Wallace Tabela do Mundial de vôlei masculino 2022
Wallace foi muito importante no Mundial (Foto: Volleyball World)

Nas oitavas de final, o time de Renan Dal Zotto bateu o Irã por 3 sets a 0. Já nas quartas, uma revanche de Tóquio-2020: vitória sobre a Argentina por 3 a 1. A grande trajetória brasileira foi interrompida na semifinal, pelos donos da casa da Polônia. Em um jogo marcante, os anfitriões levaram a melhor em 3 a 2. O Brasil foi encaminhado à disputa de terceiro lugar e lá bateu outro anfitrião, a Eslovênia, em 3 a 1.

Foi a sétima medalha do Brasil em Mundiais de vôlei masculino, a primeira de bronze. Antes, o país havia conquistado três ouros (2002, 2006 e 2010) e três pratas (1982, 2014 e 2018). O bronze em solo polonês-esloveno foi histórico para o Brasil por ter sido a primeira vez que o país venceu uma disputa de terceiro lugar em uma grande competição. Antes, havia ficado em quarto lugar em três oportunidades no Mundial e duas vezes em Olimpíadas (incluindo em Tóquio-2020).

Brasil vôlei masculino Eslovênia bronze Mundial vôlei masculino seleção masculina de vôlei Leal ao vivo
Brasil faturou mais uma medalha no Mundial masculino (Foto: Volleyball World)

Brasil e Itália foram os dois únicos países a conquistarem medalha nos dois Mundiais de vôlei. Enquanto nosso país levou uma prata e um bronze, os europeus faturaram um ouro (no masculino) e um bronze (no feminino). A Polônia, que foi sede dos dois torneios, levou a prata no masculino, enquanto a Sérvia foi ouro no feminino.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei