Siga o OTD

Vôlei

Brasil dá o troco no Japão e chega na semifinal do Mundial feminino

Brasil bate Japão, devolve com requintes de crueldade derrota na primeira fase e se aproxima de título mundial inédito

Gabi Guimarães Brasil Japão ao vivo Mundial de vôlei feminino pré-olimpico
Gabi Guimarães ganhou 'sozinha' um set inteiro (FIVB)

O Brasil enfiou um 3 a 2 histórico goela abaixo do Japão e se classificou para as semifinais do Mundial feminino de vôlei. A seleção asiática estava engasgada, foi a única que venceu as brasileiras na competição, mas vingança foi com requintes de crueldade. Elas abriram 2 a 0 com muita autoridade, contudo as brasileiras acharam forças para virar. As parciais foram de 18/25, 18/25, 25/22, 27/25 e 15/13 em partida disputada nesta terça-feira (11) em Apeldoorn, na Holanda.

Gabi Guimarães foi a maior pontuadora do jogo com 25 pontos, todos no ataque. Pelo Japão, Hayashi fez 21, Yamada marcou 19 e Ishikawa anotou 18. No Brasil, destaque também para Rosamaria, com 13, e Lorenne, com 12. As duas entraram no terceiro set. Carol Gattaz somou 14 e Carol, 13. Curiosamente, nas estatísticas coletivas, o Japão terminou com mais pontos, 110 a 103. O Brasil fez 75 no ataque, seis no bloqueio, três no saque e 19 nos erros delas. As japonesas marcaram 70, nove, quatro e 27.

Rumo ao título que falta

A próxima adversária no caminho de um inédito título mundial de vôlei feminino será a forte Itália, que passou pela China na outra semifinal. As italianas derrotaram o Brasil na final da Liga das Nações neste ano, mas, agora no Mundial, as brasileiras superaram as europeias. O jogo é quinta-feira (13), às 15h. Do outro lado estão Estados Unidos e Sérvia, que se enfrentam na quarta-feira (12), às 15h30. A final e a decisão do terceiro lugar será no sábado (15) às 11h e 15h, pela ordem.

DONAS DA QUADRA

As japonesas dominaram o primeiro set desde o início com o jogo baseado no saque. Assim, começaram fazendo logo três pontos seguidos, depois colocaram cinco no 10 a 5 e chegaram a seis no 13 a 7. A seleção brasileira ensaiou uma reação duas vezes, encostando no marcador, mas as asiáticas espantaram ambas sempre com o saque esfacelando nossa recepção. A superioridade cresceu na reta final do set o Japão fechou sem maiores dificuldades.

Brasil Japão ao vivo Mundial de vôlei feminino
Japonesas tomaram conta da quadra nos dois primeiros sets (FIVB)

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O segundo set foi quase um replay do primeiro, com as elas ainda mais donas da quadra. O Brasil errava muito, apesar de ter melhorado a recepção, e as adversárias iam rodando como queriam, chegando a fazer 17 a 10. Novamente a seleção tentou uma reação, com três bolas seguidas viradas por Rosamaria, mas sem reverter o cenário. As japonesas logo seguraram o impeto brasileiro e voltaram a rodar com muita consistência até abrir 2 a 0.

MUDANÇA E REAÇÃO

Zé Roberto voltou para o terceiro set com o time bem diferente do que vinha começando as partidas, inclusive essa. Entrou com Roberta levantando, Lorenne e Rosamaria, e Nyeme como líbero. Das sete titulares, só Gabi, Carol e Carol Gattaz ficaram em quadra. Deu certo e o jogo mudou. Pela primeira vez o Brasil não só começou na frente como comandou o placar e abriu três pontos no 10 a 7. Muito mais consistente do que nos outros dois sets, o sexteto manteve o controle e deu início à virada.

Rosamaria Brasil Japão ao vivo Mundial de vôlei feminino
Rosamaria (foto), Lorenne, Roberta e Nyeme mudaram a partida (FIVB)

A parcial seguinte começou com o Japão conseguindo escapar duas vezes, primeiro no 5 a 2 e depois no 8 a 5. Desta vez, porém, o Brasil estava no jogo e não só buscou o empate no 9 a 9 como virou e abriu 11 a 9. O confronto, entretanto, era igual e o placar passou a apontar cada vez um time na frente, fazendo com que a tensão tomasse conta do ginásio. Em duas pauladas de Gabi, contudo, o Brasil saiu de um 23 a 22 contra para um 24 a 23 a favor e chegou ao set point. Elas ainda salvaram dois, um deles bloqueando uma pipe na mão de Gabi, mas no terceiro foi Carol Gattaz quem subiu o muro e empatou a semifinal.

QUEM PASSA?

Com a tensão a mil no ar, o cenário não poderia ser diferente do de muito equilíbrio. E assim foi com os times se alternando na frente do marcador, sem ninguém, contudo, impondo seu voleibol. Tava na cara que seria no detalhe, e foi. O Brasil consegiu abrir dois pontinhos de frente no 12 a 10 e segurou como deu a vantagem até chegar sacramentar a virada sobre o Japão, com gosto de vingança, para avançar à semifinal do Mundial feminino de vôlei.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei