Siga o OTD

Superliga de Vôlei

Vôlei Renata tem trabalho, mas vence América na Superliga

Fora de casa, time paulista leva susto, mas inicia campanha na Superliga com vitória sobre o América

Campinas x Itapetininga - Superliga Masculina de vôlei
Vôlei Renata conquistou o inédito título paulista neste ano (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Pela primeira rodada da Superliga masculina de vôlei 2020/2021, um belo jogo marcou a estreia de Vôlei Renata e América-MG na competição. Nesta terça-feira (3), fora de casa, o time de Campinas teve trabalho, mas conseguiu confirmar o favoritismo e largar com o pé direito, vencendo por 3 sets a 1 (25/18, 21/25, 25/19 e 25/17)

Além da estreia com vitória, a temporada 2020/2021 já havia começado com o pé direito para o Vôlei Renata, que conquistou o seu primeiro troféu da história. Foi no Campeonato Paulista, quando derrotou o Taubaté nos dois jogos da final. Agora, o time de Campinas quer se firmar também na Superliga, na qual seu melhor resultado é o vice-campeonato na temporada 2015/2016. 

+Confira a tabela da Superliga masculina

Do outro lado, a situação é oposta. O América-MG ficou na última colocação do Campeonato Mineiro, perdendo a disputa pelo terceiro lugar para o Uberlândia. E além disso, foi eliminado ainda no primeiro jogo do Troféu Super Vôlei.

Vale lembrar também que até a paralisação da Superliga devido à pandemia, o Coelho ocupava a 11ª posição e acabaria rebaixado. No entanto, a fusão do Sesc RJ com o Flamengo permitiu que o time permanecesse na elite do vôlei brasileiro.

Agora, o Vôlei Renata volta à quadra neste sábado (7), quando recebe o Vôlei Ribeirão, às 18h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 21h30 (de Brasília), o América-MG viaja a São Paulo para visitar o Sesi.

O jogo

Vôlei Renata - América-MG - Superliga Masculina
América-MG perdeu em casa para o Vôlei Renata (Twitter/VoleiRenata)

Sem Lucas Borges, um de seus principais jogadores, com uma fratura na mão, o América-MG entrou bem em quadra e o início do jogo foi equilibrado. O time da casa inclusive conseguia se manter à frente no marcador, mas por uma vantagem muito pequena. Aos poucos, o Vôlei Renata foi encaixando mais o jogo e logo passou a ditar o ritmo do jogo. Aproveitando os erros dos adversários, não demorou muito para a equipe paulista virar o placar e deslanchar, fechando o set em 25 a 18.

O início da segunda parcial seguiu o mesmo roteiro da primeira. Equilíbrio entre as equipes e o América-MG na frente, mas com pouca diferença no marcador. Desta vez, no entanto, a vantagem dos mineiros, liderados por William Kerber, durou mais tempo e subiu para a casa dos cinco pontos. O Vôlei Renata não conseguia cortar a diferença e ainda contribuía com erros, que rendeu o set point aos adversários. O time da casa não desperdiçou e empatou então o jogo, vencendo a parcial por 25 a 21. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No terceiro set, a situação mudou e o Vôlei Renata passou a liderar o marcador desde o início. A vantagem logo começou a subir e chegou a oito pontos. O América-MG até tentou esboçar uma reação duas vezes, mas o time paulista estava muito bem encaixado em quadra e barrou a tentativa dos adversários, fechando a parcial em 25 a 19, com um grande rally no último ponto.

O América-MG voltou para o tudo ou nada no quarto set, que começou mais uma vez muito parelho. O Vôlei Renata conseguia se manter na liderança, mas demorou para abrir uma diferença de pontos confortável. Aos poucos, foi construindo a vantagem e abriu sete de frente, encaminhando a vitória. A equipe mineira ainda deu trabalhando, tentando uma reação, mas os visitantes se mantiveram firmes para fechar o set em 25 a 17.

O campeonato

A Superliga masculina teve início no dia 31 de outubro e contará com 12 equipes participantes. Vale lembrar que em ambos os naipes, neste ano, os duelos de quartas de final, semifinais e finais serão todos disputados em série melhor de três. 

Mais em Superliga de Vôlei