Siga o OTD

Vôlei

Em jogaço, Flamengo vence o Minas e é finalista do Super Vôlei

Depois de abrir 2 a 0, o time Rubro-Negro viu o Itambé/Minas reagir, mas venceu no tié-break

Flamengo vence Minas Super Vôlei
Com Ana Cristina, melhor em quadra, o Flamengo venceu o Minas (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

O Sesc RJ Flamengo é o primeiro finalista do Troféu Super Vôlei feminino. Nesta sexta-feira (30), em uma batalha de cinco sets diante do Itambé/Minas, o time Rubro-Negro ganhou no tié-break com a central Juciely marcando o último ponto da partida em ataque na jogada china. O técnico Bernardinho e suas comandadas venceram com parciais de 25/23, 28/26, 19/25, 17/25 e 15/12, com a ponteira Ana Cristina, de 16 anos, sendo eleita a melhor em quadra.

+ Tabela do Troféu Super Vôlei feminino 2020

Os dois primeiros sets foram muito equilibrados, com o Sesc Flamengo levando a melhor nos detalhes. O ponto decisivo da primeira parcial aconteceu após saque na rede da central Carol Gattaz: 25 a 23. A equipe Rubro-Negra fez 15 pontos em ataques ou contra-ataques, um ace, três bloqueios e seis em erros do Itambé/Minas, que marcou dois acertos de saque, um com o paredão, 14 em ações ofensivas e seis em falhas do oponente.

Na segunda série da primeira semifinal do Super Vôlei, o Flamengo voltou a vencer pela diferença mínima. Com o placar em 27 a 26, Macris acionou Pri Daroit, mas a ponteira mandou o ataque na rede: 28 a 26. Neste set, as meninas da Gávea não pontuaram no saque, anotaram três pontos em bloqueios, 15 em ataques ou contra-ataques e dez em erros do Minas, que fez dois aces, três bloqueios, 15 em ações ofensivas e seis em erros.  

Reação mineira

Com 2 a 0 contra, o Minas reagiu e conseguiu empatar a semifinal do Super Vôlei com duas parciais impecáveis. O time do técnico Nicola Negro cresceu no bloqueio e passou a neutralizar as ações do Flamengo. Na terceira parcial, o time minastenista marcou dois aces, quatro pontos com o paredão, 14 em ataques ou contra-ataques e cinco em erros da equipe Rubro Negra, que fez um de saque e bloqueio, 12 em ações ofensivas e cinco em falhas do rival.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No quarto set, o Minas foi ainda mais superior, com Thaisa arrasadora nos bloqueios. O ponto decisivo foi marcado pela central bicampeã olímpica. A camisa 6 recebeu de Macris e marcou em ataque pelo meio de rede. No tié-break, o time mineiro chegou a abrir 5 a 2, mas cedeu o empate. Com o marcador em 14 a 12 para o Flamengo, Bernardinho pediu tempo porque Thaisa estava no saque. Na volta, Juciely fechou em ataque, explorando o bloqueio.

A competição

Abrindo o calendário nacional da modalidade em 2020, o Troféu Super Vôlei feminino já está com tabela e datas definidas. Nesta segunda-feira (21), a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) confirmou o torneio em Saquarema entre os dias 28 e 31 de outubro. 

O Troféu Super Vôlei feminino entrou no lugar da Copa Brasil de 2019, que não ocorreu por conta da Covid-19. Ele será disputado no centro de treinamento da CBV, em Saquarema, e reunirá as oito melhores equipes da última edição da Superliga. 

+ Lucarelli classifica o Trentino à fase de grupos da Champions

Neste caso, estarão em quadra Dentil/Praia Clube (SP), Sesc RJ Flamengo (RJ), Itambé/Minas (MG), Sesi Vôlei Bauru (SP), Osasco Audax São Cristóvão Saúde (SP), São Paulo/Barueri (SP), Fluminense (RJ) e Curitiba Vôlei (PR).

Na competição, as equipes se enfrentarão em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6 e 4º x 5º) baseado na classificação final da fase regular da Superliga feminina. A decisão será realizada no dia 31 de outubro. 

Mais em Vôlei