Siga o OTD

Vela

Joana e Luisa terminam em 7º no Mundial da Juventude

Com Joana Gonçalves e Luisa Madureira em 7º lugar, Brasil tem três top-10 no Mundial da Juventude

Joana Gonçalves e Luana Madureira no Mundial da Juventude de vela
Joana Gonçalves e Luisa Madureira tiveram o principal resultado brasileiro no Mundial (Foto: Sailing Energy)

Terminou nesta quinta-feira (14), em Haia, na Holanda, o Mundial da Juventude de Vela. O Brasil teve como melhor resultado a sétima colocação de Joana Gonçalves e Luisa Madureira na disputa da classe 420 feminina, com 48 pontos perdidos. O país ainda garantiu dois top-10, com Erick Carpes, na Laser, e Clara Meyer/Livia Nogueira, na 29er.

+ Brasil lidera primeira subdivisão do Pan-Americano Juvenil de ginástica artística

Joana Gonçalves/Luisa Madureira ficaram em quinto lugar na última regata da classe 420 e, por isso, subiram uma posição na classificação geral em relação ao que haviam iniciado. Assim, terminaram em sétimo lugar, com 48 pontos perdidos. As espanholas Maria Perello/Marta Alcantara ficaram com o ouro, com 35 pontos.

Quem também encerrou no top-10 foi Erick Carpes, na Laser masculina, ao terminar em sexto lugar na regata final. Ele ficou na nona colocação geral, com 74 pontos perdidos. Na Laser feminina, Julia Carreirão teve seu pior desempenho, um 26º lugar que foi descartado, e terminou em 19º lugar, com 99 pontos perdidos. A Irlanda conquistou ouro nos dois naipes, com Rocco Wright e Eve McMahon, respectivamente.

Clara Meyer/Livia Nogueira perderam duas posições na classe 29er feminina e terminaram em décimo lugar, com 119 pontos perdidos. Já Guilherme/Fernando Menezes ficaram em 11º lugar disputa masculina da 29er, com 122 pontos perdidos, após serem 16º na regata final. A Argentina levou o ouro nos dois naipes, com Amparo Pefaur/Julia Pantin e Maximo Videla/Tadeo Funes De Rioja.

Clara Meyer Livia Nogueira vela Mundial da Juventude de vela classe 29er
Clara Meyer e Livia Nogueira (Foto: Sailing Energy)

Outros brasileiros no Mundial da Juventude de Vela

Pela 420 open, Alex Kuhl/Handrey Jesus ficaram em 20º lugar na última regata da competição e finalizaram a disputa em 15º lugar, com 99 pontos perdidos. O ouro foi para os norte-americanos Freddie Parkin/Asher Beck. Na Formula Kite, Marcos Americano marcou dois 12º e um 15º lugares para encerrar em 15º, com 203 pontos. O singapuriano Maximilian Maeder, com 19 pontos, venceu.

Lucas Garcia terminou na 31ª e última colocação da classe iQFoil masculina, após não concluir a última regata. Ele teve 257 pontos perdidos. O britânico Charlie Dixon foi ouro, com 11 pontos perdidos. Na disputa feminina da iQFoil, Sofia Faria terminou na 25ª colocação, com 186 pontos perdidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pela classe Nacra 17 mista, Guilherme Araujo e Milena Araujo foram desclassificados da última regata da competição e, assim, terminaram em 12º lugar, com 104 pontos perdidos. Os suíços Axel Grandjean/Noeimie Fehlmann levaram o ouro, com 15 pontos perdidos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vela