Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasil sofre quedas, mas lidera subdivisão no Pan Juvenil

Brasil sofre com quedas na trave e nas barras assimétricas, mas lidera subdivisão inicial da disputa por equipes do Pan Juvenil

Andreza Lima Brasil Pan-Americano Juvenil ginástica artística
Andreza Lima foi o destaque brasileiro no primeiro dia (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O Brasil iniciou sua participação no Campeonato Pan-Americano de ginástica artística, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (14), com a disputa juvenil feminina. A equipe brasileira sofreu com quedas nas barras assimétricas e na trave, mas liderou sua primeira subdivisão com folga, marcando 145.399 pontos. Andreza Lima foi o principal destaque, com 49.666 no individual geral.

+ Surfe: Ítalo Ferreira, Yago Dora e Samuel Pupo vão às quartas em J-Bay

Andreza Lima anotou 13.100 no salto sobre a mesa, 11.833 nas barras assimétricas, 11.900 na trave e 12.833 no solo (com direito à série nova), marcando a melhor nota geral em três dos quatro aparelhos. A exceção foi a trave, em que ela sofreu uma queda. Gabriela Barbosa foi a segunda melhor atleta do Brasil no geral, tendo 48.333 pontos totais – 12.933 no salto, 11.500 na paralela, 12.367 na trave e 11.533 no solo.

Hellen Carvalho e Josiany Calixto também integraram o time brasileiro mas ficaram com notas baixas porque sofreram quedas em suas apresentações. Josiany perdeu o equilíbrio nos dois primeiros aparelhos, as barras (10.300) e a trave (11.467), e marcou 12.067 no salto e 12.33 no solo, ficando com um total de 46.167. Hellen, por sua vez, sofreu quedas nos mesmos aparelhos e foi penalizada no solo e na trave, o que fez com que sua nota ficasse com total de 45.633.

Hellen Carvalho Pan-Americano de ginástica artística
Hellen Carvalho (Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press/CBG)

Disputa da equipe feminina

Além do Brasil, também participaram da primeira subdivisão outra duas equipes. O México marcou 129.767 e aparece em segundo lugar, com quase 16 pontos atrás do Brasil. O principal nome da equipe foi Gabriela Avila, que anotou 45.000 no geral. Já a Guatemala fez 121.633 totais. Brithany Polanco foi o destaque, com um total de 44.633.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Momentaneamente na liderança da disputa por equipes do Pan-Americano Juvenil, o Brasil aguarda as outras subdivisões para saber qual será sua posição final neste primeiro dia. Canadá, Colômbia e Argentina competem na segunda rotação, enquanto Porto Rico, Costa Rica e Estados Unidos aparecem na terceira e última. Ambas as disputas acontecerão ainda nesta quinta-feira (14).

Equipe brasileira juvenil de ginástica artística
Equipe brasileira juvenil (Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press/CBG)

Competição masculina

A competição masculina juvenil também está em andamento. O Brasil compete na terceira e última subdivisão, que acontecerá a partir das 17h desta quinta. O evento sênior do Pan-Americano será iniciado na sexta-feira (15), com a presença de medalhistas olímpicos brasileiros, como Rebeca Andrade, Arthur Nory e Arthur Zanetti.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Artística