Siga o OTD

Assunção 2022

Definida equipe brasileira para os Jogos Sul-Americanos de outubro

Seleção terá oito nomes, definidos pela confederação brasileira após competição em Arraial do Cabo. País vai competir nas classes ILCA 7 Masculina, ILCA 6 Feminina, Snipe Misto, Sunfish masculina e feminina e iQFoil feminino e masculino

Erick Carpes vela Jogos Sul-Americanos Brasil
Erick Carpes tem apenas 16 anos (Gabriel Heusi/CBVela)

A equipe de vela que vai representar o Brasil nos XII Jogos Sul-Americanos de Assunção em outubro deste ano foi anunciada neste domingo (22). Os representantes foram escolhidos após avaliação realizada pelo Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Vela, que chegou a oito nomes: Felipe Fraquelli, na classe ILCA 7 Masculina, Isadora Dal Ri (ILCA 6 Feminina), José Irineu e Giovana Simas (Snipe Misto), Erick Carpes (Sunfish Masculino), Gabriella Kidd (Sunfish Feminino), Giovanna Prada (iQFoil Feminino) e Guilherme Plentz (iQFoil Masculino).

As regatas serão de 2 a 6 de outubro, nas águas de Encarnación, no Rio Paraná. “Não esperava participar dos Jogos Sul-Americanos com apenas 16 anos. Será um grande desafio para mim porque o Sunfish é um barco diferente e meu objetivo é chegar dominando muito bem o veleiro para ter chances de medalha para o Brasil”, contou o gaúcho Erick Carpes.

+ Deivid Silva é o único brasileiro nas quartas em Sydney no surfe

Arraial do Cabo

A confederação diz que a etapa de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, da Copa Brasil de Vela de Praia também serviu como base para a formação do time. No campeonato, Erick Carpes foi campeão na ILCA 6 e ganhou o direito de correr o Sul-Americano na Sunfish, já que não haverá ILCA 6 em Assunção e o Sunfish é um barco similar. O companheiro de equipe, Felipe Fraquelli, foi o vencedor na ILCA 7, essa sim no calendário de regatas no Paraguai. “O nível estava bem alto, ganhei a vaga no último dia! Minha expectativa é boa e espero representar o Brasil muito bem”, contou Felipe.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na iQFoil, Guilherme Plentz foi outro que se deu bem em Arraial do Cabo e agora conta as horas para a chegada do Sul-Americano. “A classificação foi muito legal, eu e meu treinador estamos fazendo um trabalho contínuo, acho que esse campeonato foi um ponto de virada, ninguém acreditava no nosso trabalho, conseguir voltar ao topo no sub-23, isso me deixou muito feliz”, explicou o gaúcho Guilherme Plentz. “Agora é focar para os próximos torneios, essa semana já voltei a treinar para disputar uma medalha lá e será importante para o meu ano.”

Mais em Assunção 2022