Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena crescem e ganham doze colocações na Semana de Hyères

Martine e Kahena crescem na Semana de Hyères, ganham doze posições e se aproximam das líderes

Martine e Kahena Martine Grael e Kahena Kunze vela Troféu Princesa Sofía vela 49FX Semana de Hyères de vela
(twitter/TrofeoSofia/arquivo)

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze subiram doze colocações no segundo dia da Semana de Hyères de vela, disputada na França. Elas terminaram a terça-feira (26), após quatro regatas, com apenas nove pontos perdidos a mais em relação ao primeiro dia e saltaram do 24º para o 12º lugar, já mirando a Medal Race. Assim, a dupla da classe 49erFX passou a ocupar o melhor barco do país na competição, que tem ainda representantes na 470 mista, Fórmula Kite masculina e feminina e IQFoil feminina.

Martine Grael e Kahena Kunze chegaram em quarto na primeira regata do dia, a terceira da classe na Semana de Hyères de vela, e depois marcaram um quinto, um oitavo e outro quinto lugares. Assim, descartaram a 13ª colocação da segunda disputa de segunda-feira (25) e agora têm 30 pontos perdidos. As norueguesas Helene Noess e Marie Ronningen venceram as três primeiras regatas do dia e, com mais um sexto lugar, assumiram a ponta com 12 pontos perdidos. Lara Granier e Amélie Riou, da França, estão em segundo com 16 e, em terceiro, aparecem as suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler com 19. Em décimo estão as canadenses Alexandra Ten Hove e Mariah Millen com 27.

Fórmula Kite

Outro brasileiro que subiu na classificação geral foi Bruno Lobo, da classe Fórmula Kite masculina. Ele acumula 30 pontos perdidos, contra 17 do dia anterior, e ganhou duas colocações, sendo o 17º ao final de oito regatas. Axel Mazella, da França, e Maximilian Maeder, de Singapura, seguem dominando a raia e ocupam, pela ordem, os dois primeiros lugares, ambos com seis pontos perdidos. No feminino, Maria do Socorro Reis encerrou o dia da Semana Olímpica de Vela em Hyères na 32ª posição com 172 pontos perdidos, também duas colocações acima do dia anterior. Lauriane Nolot, da França, superou Daniela Moroz e é a líder com seis pontos perdidos. A estadunidense soma nove. A Fórmula Kite é um das duas classes que estreiam em Paris-2024 no programa olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

IQFoil e 470

Já na IQFoil, a outra estreante nos Jogos da França, Bruna Martinelli ganhou três posições na disputa feminina e fechou o segundo dia em 25º, agora com 193 pontos perdidos. Hélène Noesmoen, da França, lidera com folgas, somando oito. Ela venceu oito das dez regatas disputadas até agora na classe e descartou um segundo e um sexto lugares. Por fim, na 470 mista, a única classe onde os representantes do Brasil perderam posições. Juliana Duque e Rafael Martins caíram de 16º para 18º com 26 pontos perdidos. Luise Wanser, da Alemanha, está na frente com apenas três após as quatro regatas disputadas.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela