Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena começam mal Semana Olímpica em Hyères

Dupla bicampeã olímpica na 49erFX fechou apenas na 24ª colocação o primeiro dia de competições na França. Brasil tem representantes também na 470 mista, Fórmula Kite feminina e masculina e IQFoil feminina

Martine Grael Kahena Kunze Semana Olímpica de Vela Hyères
Brasileiras (à direita) ficaram para trás no primeiro dia em Hyères (Sailing Energy/FFVoile)

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze começaram mal a Semana Olímpica de Vela em Hyères, na França. Nesta segunda-feira (25), primeiro dia de disputas, elas terminaram apenas na 24ª colocação após duas regatas na classe 49erFX. O melhor barco brasileiro foi na 470 mista, com Juliana Duque e Rafael Martins fechando em 16º lugar. Bruno Lobo ficou em 19º na Fórmula Kite masculina, Bruna Martinelli foi a 28ª na IQFoil feminina e Maria do Socorro Reis terminou em 34ª na Fórmula Kite feminina. As disputas seguem nesta terça-feira (26).

Martine Grael e Kahena Kunze disputaram as duas primeiras regatas da Semana Olímpica de Vela em Hyères e marcaram um 15º e um nono lugares. As suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler venceram duas e estão na liderança com dois pontos perdidos. Em segundo aparecem as estadunidenses Stephanie Roble e Margaret Shea com três e, em terceiro, as francesas Lara Granier e Amelie Riou com seis.

Melhor do dia

Juliana Duque e Rafael Martins foram os melhores brasileiros do dia somando 18 pontos perdidos na 470 mista. A dupla marcou um sexto e um 12º lugares nas duas regatas do dia. Hippolyte Machetti e Aloise Retornaz, da França, fizeram um segundo e um primeiro e estão liderando com três pontos perdidos. Em segundo vêm os alemães Malte e Anastasiya Winkel ao lado dos suecos Anton Dahlberg e Lovisa Karlsson. As duas duplas também somam três pontos perdidos, mas estão atrás dos líderes por conta dos critérios de desempate.

Fórmula Kite Semana Olímpica de Vela Hyères
Fórmula Kite será uma das novidades na vela em Paris-2024 (Sailing Energy/FFVoile)

+ COB e Turma da Mônica renovam parceria até Paris 2024

Novidades de Paris-2024

Bruno Lobo somou 17 pontos perdidos nas quatro primeiras regatas da Fórmula Kite, uma das duas classes que estreiam em Paris-2024 no programa olímpico. Ele começou com um décimo lugar, que foi descartado, depois marcou um quinto, um sétimo e outra quinta colocação. Maximilian Maeder, de Singapura, e Axel Mazella, da França, dominaram a raia e venceram as quatro, somando três pontos perdidos cada e dividindo a liderança. Vale dizer que por conta do grande número de participantes, inicialmente as embarcações de algumas classes são divididas em grupos que competem separadamente. Maeder estava no grupo amarelo e Mazella, no vermelho. O francês Benoit Gomez fechou o dia em terceiro também com três pontos perdidos, mas atrás dos líderes no desempate porque descartou um 11º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na IQFoil, a outra novidade dos Jogos na capital França, Bruna Martinelli ficou na 28ª colocação com 97 pontos perdidos após cinco regatas. As francesas Hélène Noesmoen, com quatro, e Delphine Cousin, com 13, estão nas duas primeiras colocações. Em terceiro aparece a polonesa Maja Dziarnowska com 16. Já na Fórmula Kite feminina, Maria do Socorro Reis encerrou o dia da Semana Olímpica de Vela em Hyères na 34ª posição com 86 pontos perdidos. Em primeiro ficou a estadunidense Daniela Moroz, com cinco, seguida francesa Lauriane Nolot em segundo com sete e da britânica Ellie Aldridge também com sete, mas atrás nos critérios de desempate.

Mais em Vela