Siga o OTD

Vela

Barco da 420 feminina é o melhor do Brasil no Mundial da Juventude

Joana Gonçalvez e Luisa Madureira terminaram o dia na sétima colocação geral. Na classe 29er, Gabriela Vassel e Larissa Oliveira estão em oitavo. São os dois melhores do Brasil em Oman

Mundial da Juventude Vela
(twitter/youthworlds)

Os barcos das classes 420 feminino e 29er feminino são os dois melhores do Brasil na classificação geral do Mundial da Juventude de vela que está sendo disputado em Mussanah, Oman, Oriente Médio. Nesta quarta-feira (15) foram realizadas as provas do terceiro dia. Joana Gonçalvez e Luisa Madureira, na 420, estão em sétimo com 35 pontos perdidos e, na 29er, Gabriela Vassel e Larissa Oliveira estão em oitavo com 61.

Joana e Luisa começaram o dia com uma desqualificação na primeira regata e, em seguida, um segundo lugar. As líderes são espanholas Ballester Bover e Perello Mora com apenas nove pontos perdidos. Pennaneac’h e Lerat, da França, somam 13, e Lahrkamp e McNamara, dos EUA, têm 17. No 29er feminino, Gabriela e Larissa marcaram um 14º, o pior resultado delas na competição, um oitavo e um segundo, o melhor delas até aqui. A liderança está com Fisher e Leigh, dos Estados Unidos, que contabilizam 25. Com 26, vêm as britânicas Mueller e Brellisford, e as eslovenas Petric e Filipic estão em terceiro com 38.

Alex Kuhl pra trás

Na 420 masculino/misto, Alex Kuhl, campeão mundial de Optmist, e Marcos Arndt estão apenas na 18ª colocação. No dia, fizeram um sexto lugar, de longe o melhor deles até agora, e um 18º. Estão com 73 pontos perdidos. Os líderes, Clive Walker March e Dicke, da Espanha, têm 20. O pior barco classificado na classe é dos colombianos James Medina e Esteban Varon, em 22º lugar com 103 pontos perdidos. No 29er masculino, Lorenzo Ballestrin e Pedro Breternitz tiveram mais um dia irregular. Venceram a última das três regatas, mas, ao mesmo tempo, registraram uma desqualificação e um 16º nas outras duas, dois dos três piores resultados deles no campeonato. No total, somam 88 pontos perdidos e estão em 12º. O barco líder, dos franceses Revil e Devaux, não venceu nenhuma até agora, mas somam apenas 28 pontos. Os espanhois Codoñer Alemany e Codoñer Alemany estão em segundo com 40 e, em terceiro, estão Nyenhuis e Nyenhuis, dos EUA, com 50.

Laser Radial

Isadora Dal Ri é apenas a 33ª na Laser Radial feminina após um 10º e um 16º lugares nas duas regatas do dia. Ela tem 121 pontos perdidos. A eslovena Sarah Simonova é a 46ª com 208 e a líder é a norueguesa Jacobsen Lepperöd com 40. No masculino, Pedro Madureira fez um 12º e um 16º e passou a somar 79 pontos perdidos na 15º colocação geral do Mundial da Juventude de vela. O líder é o português Gomes Mendes com 16.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Kite, Nacra 15 e Techno 293

A Fórmula Kite, classe que vai estrear nos Jogos de Paris-2024, só tem Rodrigo Morais de brasileiro no Mundial da Juventude de vela. Ele é apenas 15º e penúltimo lugar na classificação geral. Foram três regatas nesta quarta, uma desqualificação, um 15º lugar e uma não participação. A pontuação disparou para 114 e ele só não tem mais do que o canadense Steven com 118. No Nacra 15, Roberto Cardoso e Julia Ollivier são os nonos colocados de 11 embarcações. Registram 55 pontos perdidos, um nono e um sexto no dia. Na Techno 293, Tiago Americano Rodrigues é o 18º e último com 139 pontos perdidos. Fez um 18º e dois 17º lugares nesta quarta.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela