Siga o OTD

Vela

Mateus Isaac brilha, vence regata e sobe para 22º no Mundial de IQFoil

Brasil ainda tem Giovanna Prada e Bruna Martinelli na competição, que também subiram na tabela neste sábado

Mateus Isaac brilhou no penúltimo dia do Mundial de IQFoil
(Sailing Energy)

Que dia para Mateus Isaac no Campeonato Mundial da classe IQFoil em Silvaplana, na Suíça. Neste sábado, no terceiro dia de competiçõs, o brasileiro teve seu melhor desempenho, vencendo uma regata e conseguindo outros dois segundos lugares na flotilha de ouro. Já Giovanna Prada e Bruna Martinelli também subiram na classificação geral.

No masculino, foram seis regatas disputadas neste sábado (21). Vale lembrar que a disputa já havia sido dividida em flotilha de ouro e prata no dia anterior, com Mateus Isaac na primeira delas. E abrindo o dia, o brasileiro já conseguiu um ótimo segundo lugar.

+Elize Maia/Thâmela e Vitória/Andressa vencem e se enfrentam na semifinal

Ele repetiu o resultado na sequência e, na terceira corrida, chegou em primeiro lugar. Por fim, ele ainda conseguiu um bom sétimo lugar na última regata, subindo de 25º para 22ª posição, somando 161 pontos perdidos. Por enquanto, ele descarta um 34º e um 75º lugares.

No feminino do Mundial de IQFoil, Giovanna Prada continua subindo. Ela abriu um dia com um sexto lugar na primeira das três regatas disputadas. Depois, não conseguiur manter o desempenho, chegando em 32º e 19º, respectivamente. Ainda assim, ganhou mais cinco posições, subindo para o 31º posto, com 301 pontos perdidos.

Por fim, Bruna Martinelli seguiu tendo dificuldades e não melhorou muito seus resultados. Ela fechou o dia com 19º, 41º e 39º lugares nas regatas. Mesmo assim, ganhou duas posições na classificação geral, subindo para a 46ª colocação, com 438 pontos perdidos. O Mundial de IQFoil segue neste domingo (22) para o seu último dia.

IQFoil

Vale lembrar que a iQFoil é uma classe de Windsurf que vai entrar no programa olímpico em Paris 2024, substituindo a RS:X. O Foil, espécie de quilha, pode ser acoplado a diversos tipos de pranchas e barcos. Uma das grandes vantagens do equipamento é conseguir “voar”, ficando sem contato direto com a água, conferindo maior velocidade para a prática.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além do IQFoil, a World Sailing fez mais mudanças para a vela em Paris 2014. As classes Laser Standart, Laser Radial, 49erFx, 49er e Nacra 17 permanecem no programa olímpico. Já as classes Finn, RS:X masculina e feminina e 470 masculina e feminina dão adeus à competição, sendo substituídas por Kite, IQFoil e 470 mista.

Mais em Vela