Siga o OTD

Vela

Giovanna Prada sobe 4 posições e Mateus Isaac cai para 25º no Mundial

Brasil tem três representantes na competição da classe de vela que fará sua estreia no programa olímpico em Paris 2024

Mundial de IQFoil - Giovanna Prada - Mateus Isaac
(Sailing Energy)

No segundo dia de competições do Campeonato Mundial de IQFoil em Silvaplana, na Suíça, os três brasileiros voltaram a entrar em ação. Nesta sexta-feira (20), Giovanna Prada teve o melhor resultado do país, ganhando quatro posições, enquanto Mateus Isaac e Bruna Martinelli caíram uma colocação.

No feminino, foram mais seis regatas. Giovanna Prada estreou muito bem, terminando a primeira corrida na quinta colocação, seu melhor resultado até aqui. Ela ainda conseguiu mais um sexto lugar na penúltima disputa, antes de encerrar o dia com um 43º lugar, um dos resultados que está sendo descartado. Assim, ela subiu da 40ª para a 36ª posição geral, com 285 pontos perdidos.

Já Bruna Martinelli também conseguiu seu melhor resultado na primeira disputa do dia, quando chegou em 12º lugar. Depois, no entanto, acabou fazendo seus dois piores resultados, 53º e 54º lugares, que estão sendo descartados por enquanto. Com isso, ela caiu de 47º para 48º, com 389 pontos perdidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, no masculino do Mundial de IQFoil, Mateus Isaac disputou a flotilha de ouro, que contou com quatro regatas. Mas o brasileiro não conseguiu manter o bom desempenho do primeiro dia. Seu melhor resultado foi o 16º lugar na última disputa do dia. Antes disso, obteve uma 76ª colocação, que está sendo descartada. Assim, ele caiu de 24º para 25º, com 136 pontos perdidos. O Mundial de IQFoil segue até o próximo domingo (22).

IQFoil

Vale lembrar que a iQFoil é uma classe de Windsurf que vai entrar no programa olímpico em Paris 2024, substituindo a RS:X. O Foil, espécie de quilha, pode ser acoplado a diversos tipos de pranchas e barcos. Uma das grandes vantagens do equipamento é conseguir “voar”, ficando sem contato direto com a água, conferindo maior velocidade para a prática.

Além do IQFoil, a World Sailing fez mais mudanças para a vela em Paris 2014. As classes Laser Standart, Laser Radial, 49erFx, 49er e Nacra 17 permanecem no programa olímpico. Já as classes Finn, RS:X masculina e feminina e 470 masculina e feminina dão adeus à competição, sendo substituídas por Kite, IQFoil e 470 mista.

Mais em Vela