Siga o OTD

Vela

Mateus Isaac vence duas regatas e termina Mundial de IQFoil em 19º lugar

Fechando o Mundial, Mateus Isaac venceu mais duas regatas, enquanto Giovanna Prada terminou em 31º e Bruna Martinelli em 47º

Mateus Isaac - Giovanna Prada - Bruna Martinelli - Mundial de IQFoil
(Instagram/mateusisaac)

Chegou ao fim o Mundial da classe IQFoil em Silvaplana, na Suíça. Neste domingo (22), foram disputadas as últimas provas e Mateus Isaac brilhou no masculino, vencendo duas regatas e terminando a competição em 19º lugar. No feminino, Giovanna Prada manteve a 31ª colocação, enquanto Bruna Martinelli terminou em 47º. Nenhum brasileiro, no entanto, avançou para final, em que apenas os 12 primeiros colocados competiram.

Depois de vencer uma regata no dia anterior e conquistar mais dois segundos lugares, Mateus Isaac voltou com tudo para o último dia do Mundial de IQFoil e venceu as duas regatas da Medal Race. No entanto, não foi suficiente para ele avançar à final, terminando no top 20 da competição.

+Inter busca o resultado, vira contra o São Paulo e vai à semi pela primeira vez

No feminino, Giovanna Prada teve um bom dia, terminando ambas as regatas da Medal Race em oitavo lugar. Assim ela permaneceu na 31ª posição e celebrou o resultado nas redes sociais.

Por fim, Bruna Martinelli abriu o dia com um 19º lugar, mas fechou sua participação no Mundial de IQFoil com seu melhor resultado em 17 regatas, terminando na nona posição. Ainda assim, ela caiu uma colocação na classificação geral, fechando o torneio em 47º lugar.

IQFoil

Vale lembrar que a iQFoil é uma classe de Windsurf que vai entrar no programa olímpico em Paris 2024, substituindo a RS:X. O Foil, espécie de quilha, pode ser acoplado a diversos tipos de pranchas e barcos. Uma das grandes vantagens do equipamento é conseguir “voar”, ficando sem contato direto com a água, conferindo maior velocidade para a prática.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além do IQFoil, a World Sailing fez mais mudanças para a vela em Paris 2014. As classes Laser Standart, Laser Radial, 49erFx, 49er e Nacra 17 permanecem no programa olímpico. Já as classes Finn, RS:X masculina e feminina e 470 masculina e feminina dão adeus à competição, sendo substituídas por Kite, IQFoil e 470 mista.

Mais em Vela