Siga o OTD

Vela

Scheidt melhora, mas segue em posição intermediária no Mundial

Bicampeão olímpico tem melhora em relação ao primeiro dia e sobe três posições na classificação geral. É ainda o 37º, entretanto. Gustavo Nascimento está em 89º.

Robert Scheidt no Mundial da Classe Laser
Robert Scheidt no Mundial da Classe Laser (Jon West Photography)

Depois de ter uma estreia discreta em um dia de ventos não tão fortes no Campeonato Mundial da classe Laser 2020 nesta terça-feira (11), em Melbourne, na Austrália, Robert Scheidt foi melhor no segundo dia de competições e apresentou maior regularidade. O bicampeão olímpico subiu três posições na classificação geral ao fechar as duas regatas desta quarta-feira (12) em 12º e 10º lugar, com um total de 22 pontos, e terminou o dia na 37ª colocação. Outro brasileiro na disputa, Gustavo Nascimento também melhorou seus resultados e agora é o 89º.

Nesta quinta-feira (13), eles largam para mais duas provas, as últimas da fase de classificação, lutando para se classificar para a flotilha ouro na fase final.

+ Brasileiros avançam à flotilha de ouro no Mundial da 49er e 49er FX

Ao contrário do primeiro dia, onde os ventos foram fracos pelo início da tarde, hoje o dia teve ventos fortes, mas que variaram bastante ao longo das regatas. Robert Scheidt competiu no grupo vermelho junto com outros 41 velejadores, incluindo Gustavo Nascimento. Acostumado a ventos mais fortes, o bicampeão olímpico teve uma performance melhor em relação a primeira regata da terça-feira, terminando em 12º no geral ante uma 16ª colocação no dia anterior.

“Fiz duas regatas médias nesse segundo dia aqui na Austrália. Não foram nem muito boas, nem ruins. Ainda estou sofrendo um pouco na parte inicial das disputas, não acertei muito as decisões e isso está custando um pouco caro. Mas o campeonato é longo, já melhorei um pouco no vento em popa, que não estava muito bem na estreia do Mundial. É seguir tentando para evoluir a cada dia um pouco mais”, afirmou Robert Scheidt.

Gustavo Nascimento também melhorou, ficando na 22ª colocação, sua melhor após 4 regatas. O vencedor da primeira regata do grupo vermelho foi o alemão Philipp Buhl.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Na segunda e última regata do dia, as condições de vento seguiram boas. Assim como foi na terça-feira, Scheidt teve uma performance superior, terminando em 10º lugar, seu melhor resultado até aqui. Gustavo Nascimento acabou piorando, terminando na 29ª colocação. O alemão Philipp Buhl foi o novamente o vencedor.

Após 4 regatas, os velejadores dos três grupos têm descartados seus piores resultados até aqui e os pontos somados. Scheidt deixa de contar com o 16º lugar da terça-feira e fica com 33 pontos, enquanto que Gustavo descarta a 34ª colocação da segunda regata de terça-feira, totalizando 80 pontos. Os dois velejadores ficam, portanto, na 37ª e 89ª colocação, respectivamente.

Alemão lidera

O líder após quatro regatas é o alemão Philipp Buhl, com apenas 3 pontos perdidos. O velejador do grupo de Scheidt venceu as três últimas regatas, descartando um 4º lugar da primeira regata. O segundo colocado é o francês Jean Baptiste Bernaz, com os mesmos 3 pontos perdidos, mas com um descarte inferior ao do alemão. O croata Tonci Stipanovic, medalhista de prata na Laser nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, é o terceiro, com 5 pontos perdidos. Confira abaixo a lista dos 10 primeiros colocados.

TOP 10 após 4 regatas:

Classificação do Mundial de Laser após dois dias. Scheidt está 22 pontos atrás dos 10 primeiros. Crédito: reprodução.

A previsão do tempo para a quinta-feira é de ventos forte, o que deve garantir que as duas últimas regatas classificatórias aconteçam e terminem. Já a previsão para sexta-feira, sábado e especialmente para a tarde de domingo, não é tão boa. Por enquanto, são esperados ventos fracos e variantes em termos de direção. Vale lembrar que o clima na cidade de Melbourne varia de forma muito rápida, portanto não há preocupação por parte da organização da corrida.

Corrida olímpica

Para Robert Scheidt e Gustavo Nascimento, o Mundial da classe Laser vale também na corrida olímpica. Aos 46 anos e o dono de 14 troféus de campeão do mundo, sendo 11 na Laser e três na Star, Robert Scheidt começou o campeonato com a vaga na mão, conquistada no Mundial do ano passado. Ele só perde se Gustavo Nascimento subir ao pódio agora em Melbourne.

Mais em Vela