Siga o OTD

Vela

Robert Scheidt fecha primeiro dia do Mundial na 40ª posição

Em uma estreia com vento fraco (média de dez nós), bicampeão olímpico completou as duas regatas do dia em 16° e um 11° lugares para garantir a 40ª colocação entre 124 velejadores. Outro brasileiro na competição, Gustavo Nascimento ficou em 96º. Para esta quarta-feira (12), velocidade das rajadas deve subir até 25 nós

Antes da aposentadoria. Robert Scheidt irá disputar sua 7ª Olimpíada

Robert Scheidt teve uma estreia discreta no Campeonato Mundial da classe Laser 2020 nesta terça-feira (11), em Melbourne, na Austrália. O bicampeão olímpico fechou as duas regatas em 16º e 11º lugar, com um total de 27 pontos, e terminou o dia na 40º colocação. Outro brasileiro na disputa, Gustavo Nascimento ficou em 96º. O dia foi marcado por ventos fracos, principalmente na primeira regata.

+ VEJA OS RESULTADOS DO DIA NOS MUNDIAIS DA 49ER, 49ER FX E NACRA 17

O primeiro dia começou devagar em Melbourne e o comitê de regata manteve os velejadores em terra à espera do vento. Ele entrou por volta das 15h30hs do horário local (2:30hs frente do horário de Brasília), com velocidade variando de 8 a 10 nós, e a organização liberou o início da competição dos três grupos – amarelo azul e vermelho .

Robert Scheidt competiu no grupo vermelho junto com outros 41 velejadores, incluindo Gustavo Nascimento. Terminou na 16ª colocação, 13 posições a frente de Gustavo. O vencedor da primeira regata do grupo vermelho foi o francês Jean Baptiste Bernard.

A segunda e última regata do dia começou sob condições melhores. Os ventos atingiam quase 15 nós por volta das 17h30 do horário local. Scheidtm especialista em ventos fortes, se aproveitou e melhorou cinco posições em relação à regata anterior, terminando em 11º. Gustavo terminou em 34º. O alemão Philipp Buhl foi o vencedor.

A boa notícia para Scheidt é que as rajadas devem aumentar e chegar a até 25 nós (mais de 45/km). “O objetivo é seguir evoluindo ao longo da competição e conquistar uma vaga na fase semifinal, a partir de sexta-feira (14). Vamos esperar que o vento entre forte,” declarou o velejador.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Para os dois brasileiros, o Mundial da classe Laser vale também na corrida olímpica. Aos 46 anos e o dono de 14 troféus de campeão do mundo, sendo 11 na Laser e três na Star, Robert Scheidt começou o campeonato com a vaga na mão, conquistada no Mundial do ano passado. Ele só perde se Gustavo Nascimento subir ao pódio agora em Melbourne.

Na volta à vela olímpica, Scheidt disputou outras três grandes competições. A última foi o Ready Steady Tokyo, no final de agosto de 2019, em Enoshima, quando terminou em 10° lugar, chegando à medal race pela primeira vez desde que decidiu interromper a aposentadoria da classe Laser. Ele chegou próximo da regata da medalha no Troféu Princesa Sofia e na Semana de Vela de Hyères.

Australiano lidera

O líder após duas regatas é o australiano Finn Alexander, com 3 pontos perdidos. O segundo colocado é o medalhista de prata na Laser nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o croata Tonci Stipanovic, com a mesma pontuação perdida do australiano. O alemão Philipp Buhl é o terceiro, com 5 pontos perdidos.

“A disputa aqui na Austrália é intensa, pois temos perto de 130 velejadores de elite na água. Estamos divididos em três flotilhas e largar bem será fundamental para buscar boas colocações nas quatro regatas restantes, nesta quarta e quinta, para construir uma boa média e avançar para a fase final. Importante também evitar grandes erros para me manter entre os barcos com chance de ir até o final na luta pelo pódio”, disse Scheidt.

Os dois velejadores brasileiros voltam a atuar nesta quarta-feira (12), por volta das 1h da madrugada pelo horário de Brasília.

Mais em Vela