Siga o OTD

Triatlo

Manoel Messias, Miguel Hidalgo e Djenyfer Arnold nas finais

Manoel Messias, Miguel Hidalgo e Djenyfer Arnold vão disputar neste sábado as finais do Mundial de sprint, que está sendo realizado em Montreal

Manoel Messias Mundial de triatlo sprint Montreal
World Triathlon

Dos seis brasileiros que disputaram as eliminatórias do Mundial de triatlo sprint, que começou nesta sexta-feira em Montreal, no Canadá, três avançaram para as finais, que serão disputadas neste domingo: Djenyfer Arnold, no feminino, e Manoel Messias e Miguel Hidalgo, no masculino. Luisa Baptista, Vittoria Lopes e Antonio Bravo foram eliminados.

O Mundial está sendo disputado num formato de provas curtas eliminatórias, estilo super sprint, com pouco tempo de descanso entre elas. São 300 m de natação, 7, 2 km de ciclismo e 2 km de corrida em cada bateria, mas, nesta sexta-feira, por causa das fortes chuvas que antecederam as competições e alteraram o curso da água, tanto a qualificação feminina quanto a masculina aconteceram no formato de duatlo.

+Miguel Hidalgo é bronze em Copa do Mundo eletrizante no México

Assim, cada prova começou com 1 km de corrida, seguido por 7,2 km de ciclismo e mais 2 km de corrida pra completar. Na qualificação, os participantes foram divididos em dois grupos, dos quais os dez primeiros de cada se classificaram direto para a final, que será disputada no sábado. O restante competiu novamente em busca de mais dez vagas na repescagem.

Djenyfer Arnold Mundial de triatlo sprint
Djenyfer Arnold foi a única das três brasileiras a se classificar para a final (World Triathlon)

Logo na primeira rodada da qualificação, três brasileiros se classificaram com destaque para o desempenho do masculino. Correndo pelo Grupo 2, Manoel Messias terminou em primeiro ao completar o percurso em 19min55s e Miguel Hidalgo foi o sexto colocado com 20min01s. No Grupo 1, Antonio Bravo Neto fez 21min10s, ficou em 15º e foi para a repescagem. No feminino, Djenyfer Arnold ficou com a décima e última vaga do Grupo 1 com a marca de 22min11s. Pelo Grupo 2, Luisa Baptista foi a 14ª com 22min55s e Vittoria Lopes foi a 17ª com 23min37s.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os três brasileiros que não ficaram entre os dez melhores de seus grupos na qualificação voltaram a ação na repescagem, mas também não conseguiram se classificar na segunda chance que tiveram. No feminino, Vittoria Lopes ficou em 13º com 22min44s e Luisa Baptista foi a 15ª com 22min49s. No masculino, Antonio Bravo Neto terminou em 11º com a marca de 20min31s, mas apenas os cinco primeiros de cada grupo da repescagem avançou para a final.

Djenyfer Arnold Miguel Hidalgo Copa América triatlo medalha de ouro
Djenyer Arnold e Miguel Hidalgo foram dois dos três brasileiros classificados para a final (divulgação/Ministerio de Deporte)

As finais, neste sábado, serão disputadas em três estágios e com natação, já que as condições do tempo melhoraram. O primeiro classifica os 20 primeiros e elimina os últimos dez. No segundo, dos 20 restantes, apenas dez passam para o terceiro, que vai definir os medalhistas e o campeão mundial.

O interessante é que cada estágio da final acontece muito pouco tempo depois do outro. A largada de cada um é separada por 40 minutos. Ou seja, serão pouco mais de 15 minutos entre o fim de um e o começo do outro para uma disputa que promete ser muito interessante.

Djenyfer Arnold será a primeira a competir, já que os três estágios femininos estão marcados para acontecer às 15h06, 15h46 e 16h26. Manoel Messias e Miguel Hidalgo entram em ação a partir das 17h46 com as fases seguintes acontecendo às 18h26 e às 19h06. O Mundial termina no domingo com as provas de revezamento misto, que acontecem às 17h45.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Triatlo