Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção feminina de goalball perde para Turquia e segue sem vencer nos Jogos

Após primeiros minutos avassaladores da Turquia, Brasil tenta reagir, mas acaba sofrendo a segunda derrota no Japão

Seleção feminina de goalball do Brasil perde para Turquia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
(Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)

Pela terceira rodada da fase de grupos dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a seleção feminina de goalball sofreu uma nova derrota. Neste sábado (28), tentanto a recuperação no torneio, o Brasil foi dominado pela Turquia no começo do jogo, tentou se recuperar, mas acabou sofrendo novo revés, desta vez pelo placar de 8 a 4.

Com o resultado, o Brasil soma duas derrotas, contra Estados Unidos e agora Turquia, e um empate com o Japão. Assim, a seleção feminina de goalball tem apenas um ponto somado e segue na quarta colocação do Grupo B, podendo ser ultrapassada pelo Egito, que está zerado, mas ainda joga na rodada, diante das donas da casa. Já a Turquia segue 100% e vai a nove pontos, garantindo a classificação.

+ Confira TUDO sobre a disputa do goalball masculino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Agora, o Brasil encerra a fase de grupos encarando justamente as egípcias, em confronto direto pela última vaga, já que os quatro primeiros colocados de cada chave avança nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O duelo acontece neste domingo (29), às 22h30 (de Brasília).

O jogo

No primeiro lançamento do jogo, a Turquia já abriu o placar, com menos de um minuto. As atuais campeãs paralímpicas dominaram, então, a partida, pressionando o Brasil e sem dar chances às adversárias. Assim, nos minutos seguintes, marcaram mais dois gols, abrindo 3 a 0 logo de cara. Com atuação avassaladora, as turcas ainda anotaram mais dois antes da metade do primeiro tempo.

Antes do intervalo, no entanto, o Brasil tentou começar a reação. Faltando seis minutos, Victória Amorim abriu o placar para seleção feminina brasileira de goalball. E a dois minutos do fim do primeiro tempo, Victória, mais uma vez, estufou as redes da Turquia, deixando a equipe viva no jogo.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Logo no primeiro lance da segunda etapa, pênalti para o Brasil e Carol converteu, diminuindo a diferença. A seleção feminina de goalball tinha entrado de vez na partida e, três minutos depois, Carol anotou mais um, deixando o Brasil a um gol das turcas.

A Turquia, no entanto, logo tratou de responder e barrar a reação brasileira. A oito minutos do fim do jogo, elas aumentaram a vantagem e, no minuto seguinte, anotaram mais um gol, abrindo 7 a 4. A seleção feminina brasileira de goalball não conseguiu mais reagir e ainda levou mais um gol, de pênalti, faltando um minuto para o final da partida.

Goalball nos Jogos Paralímpicos

O goalball é uma modalidade disputada por atletas com deficiência visual das classes B1, B2 e B3. Todos os atletas, independente do nível de perda visual, utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, 9m de largura por 18m de comprimento, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. A bola, com 76 cm de diâmetro e peso de 1,25 kg, tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.

REVEJA – BRASIL x TURQUIA – GOALBALL FEMININO – TÓQUIO 2020

Mais em Paralimpíada Todo Dia