Siga o OTD

Tóquio 2020

Após ouro e prata, Rebeca Andrade é homenageada no CT da ginástica

Após ouro e prata em Tóquio, Rebeca Andrade recebe homenagem com um quadro nas paredes no CT da Ginástica Artística

(Rômulo Simões/COB)

Primeira atleta do Brasil a conquistar uma medalha de ouro e outra de prata em uma única edição dos Jogos em Tóquio, Rebeca Andrade, de 22 anos, recebeu uma homenagem do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta quinta-feira (19), no Centro de Treinamento da Ginástica Artística (CTGA), localizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro: um painel com sua foto estampada dentro da arena.

“Desde quando colocaram os painéis dos outros atletas aqui, eu queria ter uma foto minha também. Era um sonho muito grande, até maior que as medalhas. Porque eu sabia que precisava conquistar uma medalha olímpica ou no Mundial para ter uma foto aqui. Vai ser impossível esquecer tudo o que aconteceu em Tóquio, mas é sempre bom lembrar desses momentos”, celebrou Rebeca Andrade.

+ Com mais ‘fome’ pelo ouro, Mayra já inicia ciclo de Paris: ‘Medalha é construída agora’

“É uma homenagem justíssima, porque a Rebeca inspirou a todos nos Jogos de Tóquio com sua história e seu exemplo. Eu me emocionei muito com o desempenho dela e fiquei imaginando a festa Brasil afora com essas conquistas. Tenho certeza que esse painel vai estimular muitos outros atletas que passam aqui pelo CT no dia a dia”, disse o diretor geral do COB, Rogério Sampaio, que esteve acompanhado no evento do Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder; do diretor de esportes do COB, Jorge Bichara; e do coordenador geral da CBG, Henrique Motta.

Local escolhido

Rebeca Andrade é a sétima ginasta a receber tal homenagem, juntando-se a Arthur Nory, Arthur Zanetti, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Diego Hypolito e Jade Barbosa. A campeã olímpica, por sinal, escolheu a dedo onde sua imagem deveria ficar, entre os quadros de duas referências na modalidade.

Rebeca Andrade Tóquio ginástica
Rebeca Andrade conquistou um ouro e prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Rômulo Simões/COB)

“Escolhi a foto e o lugar que ela ficasse, ao lado da Daiane e do Zanetti. Ela me inspira até hoje pela atleta e pessoa que é. E admiro muito o Zanetti por tudo o que ele fez para conquistar a medalha dele. E a foto é linda. Apesar de ser uma pose simples, ela mostra tanta coisa: tem uma beleza, uma firmeza e uma certeza do que eu estava fazendo. Queria deixar essa imagem marcada para sempre no CT”, revelou a ginasta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Sem pausa nos treinos após os Jogos de Tóquio, Rebeca Andrade estará de volta ao Japão em dois meses. A campeã olímpica disputa o Mundial de Ginástica Artística, entre 18 e 24 outubro, na cidade de Kitakyushu.

Mais em Tóquio 2020