Siga o OTD

Tóquio 2020

Martine Grael e Kahena Kunze sobem para terceiro no geral; Robert Scheidt cai para 6º

Campeãs olímpicas venceram a primeira das três regatas e estão muito próximas às líderes espanholas; maior medalhista olímpico não teve dia tão bom

Martine Grael e Kahena Kunze - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Robert Scheidt - vela
(Divulgação/World Sailing)

A sexta-feira (30) da vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi bem agitado para o Brasil, com ação em cinco classes distintas. O destaque ficou com as atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que venceram uma das três regatas do dia, subiram da 5ª para a 3ª colocação geral e estão agora apenas seis pontos atrás de Annemiek Bekkering e Annette Duez, holandesas que lideram a 49er FX.

Tudo embolado

Martine e Kahena começaram com tudo na Baía de Enoshima. Venceram a 7ª regata de ponta a ponta na classe 49er FX. Na sequência, começaram não tão bem a 8ª, mas fizeram uma grande prova de recuperação e terminaram em 6º lugar, por pouco não ultrapassando o barco holandês – que briga por medalhas junto com as brasileiras.

O melhor da 8ª regata, no entanto, foi a 14ª colocação do barco da Grã-Bretanha, que embolou muito a classificação. As britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey, que começaram o dia na frente na 49er FX, permaneceram na liderança geral com 33 pontos perdidos, seguido das brasileiras (35), holandesas (36) e espanholas (37).

Na nova e última regata do dia, Martine Grael e Kahena Kunze optaram junto com as britânicas por navegar pelo outro oposto da flotilha. Passaram na 12ª colocação na primeira marca. Na segunda, caíram para 14º, atrás das espanholas e das holandesas. A recuperação veio na terceira bóia. Martine Grael e Kahena Kunze encostaram nas líderes e fecharam a regata em 11º lugar, atrás das espanholas (6º) e das holandesas (7º). As britânicas terminaram apenas na 15ª colocação.

Após os resultados, Martine Grael e Kahena Kunze ocupam a 3ª colocação com 47 pontos perdidos, um a menos que as britânicas, quartas no geral. A liderança é das holandesas com 41, apenas um menos do que possuem as espanholas Tamara Dominguez e Paula Martin. Nesse sábado (31), serão disputadas as três últimas regatas antes da medal race nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Scheidt cai na classificação

Melhor classificado dentre todos os velejadores até o início do dia, Robert Scheidt terminou a 8ª regata apenas na 24ª colocação e caiu para 6º no geral. Pressionado, iniciou a 9ª regata passando em 17º lugar a primeira bóia. Na segunda passagem, recuperou três posições, mas fechou apenas em 16º.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Robert Scheidt ocupa a 6ª colocação com 70 pontos perdidos e está a 6 pontos do croata Tonci Stipanovici, terceiro colocado. O líder é o australiano Matt Wearn, com 41 e o segundo colocado é o cipriota Pavlos Kontides.

Robert Scheidt laser jogos olímpicos tóquio vela Jogos Olímpicos de Töquio 2020
Robert Scheidt segue na ativa e vai brigar pelo pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio na vela (Divulgação)

Outros resultados

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan começaram com um 14º lugar na 5ª regata da Classe 470 feminina da vela. Na sequência, melhoraram e terminaram a 6ª regata em 4º lugar. As duas caíram da quinta para sexta colocação e continuam vivas na briga pela corrida da medalha. Estão, no momento, com 49 pontos, 20 a mais que as terceiras colocadas. Serão 10 regatas até a medal race.

Marco Grael e Gabriel Borges não tiveram um bom dia. Foram desclassificados na sétima regata. Na oitava, terminaram na oitava colocação. Na nova, foram sétimos. Ocupam a 16ª colocação no momento com 120 pontos.

Na classe 470, Henrique Haddad e Bruno Benthlen também não foram bem e terminaram as duas regatas em 18º e 19º respectivamente.

Mais em Tóquio 2020