Siga o OTD

Tóquio 2020

Casos de covid no hotel do judô em Hamamatsu deixa COB em alerta

Cinco funcionários de hotel do judô em Hamamatsu contraem covid-19 antes da delegação chegar forçando COB a intensificar medidas protetivas

covid judo hamamatsu
(Gaspar Nóbrega)

Tóquio – Cinco funcionários do hotel em Hamamatsu escolhido pelo judô para fazer a aclimatação visando os Jogos Olímpicos de Tóquio testaram positivo para a covid-19 antes da chegada da deleção. A informação foi revelada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta terça-feira (13) e forçou o órgão a intensificar medidas de proteção. A delegação na hospedagem é composta por seis atletas, mais comissão técnica e pessoal de apoio em um total de 26 pessoas. Nos próximos dias chega um segundo grupo contando com mais sete judocas que irão competir.

“Tem um ponto sensível que a gente precisa relatar aqui para vocês na cidade de Hamamatsu. Num dos hotéis da delegação brasileira, cinco funcionários testaram positivo (pra covid-19) antes da chegada da nossa delegação”, revelou Ana Carolina Côrte, coordenadora de serviços médicos do COB. “A gente tem conversado diariamente com a cidade para entender o que eles estariam adotando de medidas para que a gente pudesse minimizar o risco. Eles estão relatando diariamente os resultados da testagem de todos os funcionários e hoje já não existe nenhum caso. Esses funcionários, em momento algum, tiveram contato com a nossa delegação.”

+ Parte da seleção de judô já está no Japão e inicia treinos em Hamamatsu

Ainda de acordo com Ana Carolina Côrte, foi necessário criar condições ainda mais restritivas, como a utilização de elevador privativo, fluxo próprio de deslocamento, alimentação em local exclusivo e obrigatoriedade máscaras N95. “Todos os funcionários estão sendo testados diariamente e a gente está tendo o feedback”, acrescentou. Apesar do alerta, o COB optou por manter a programação e não trocar de hotel. “Eles fizeram o isolamento necessário dessas pessoas, isolaram todas os contactantes próximos e todas as medidas definidas pelo hotel nos davam segurança de manter a nossa equipe ali”, disse a médica. “A equipe do judô tem se sentido muito segura pelo contato praticamente zero com o pessoal do hotel.”

Modalidade de contato

De acordo com os protocolos para a contenção de transmissão da covid-19, eventuais casos positivos exigiriam 14 dias de isolamento não apenas da pessoa com a infecção confirmada, mas também dos chamados contatos próximos. Esses são quaisquer pessoas que tiveram contato com o infectado por mais de 15 minutos a uma distância de menos de um metro. Considerando ser o judô uma modalidade de contato, o risco fica ainda maior. O torneio olímpico de Tóquio vai de 24 a 31 de julho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Hamamatsu foi escolhida a dedo pela delegação de judô e não é de hoje. A CBJ, confederação brasileira da modalidade, utilizou o Mundial de 2019, realizado em Tóquio, como uma espécie de ensaio para a Olimpíada, programada, na ocasião, para o ano seguinte. Estima-se que cerca de 10 mil habitantes da cidade, localizada a cerca de 260 quilômetros de Tóquio, nasceram no Brasil.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020