Siga o OTD

Tóquio 2020

Ana Sátila é a primeira atleta brasileira a embarcar para os Jogos Olímpicos

Ana Sátila é a primeira atleta do Brasil a embarcar para Tóquio para a disputa dos Jogos Olímpicos

(Divulgação/COB)

Tóquio já começa a ficar mais verde e amarela. A primeira atleta brasileira que embarcou para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 é da Canoagem Slalom, Ana Sátila iniciou sua jornada na busca de um pódio na terra do sol nascente neste domingo (4) acompanhada do seu técnico Mathieu Desnos, essa será sua terceira participação olímpica. Sátila em Londres 2012 fez sua estreia sendo a atleta mais nova da delegação brasileira na época com 16 anos, também disputou a Rio 2016 e agora em Tóquio vai competir em duas categorias: K1 e o C1 (caiaque e canoa). Pedro Gonçalves que também está classificado para os Jogos Olímpicos deverá embarcar na próxima semana. 

Os atletas da Canoagem Slalom farão um período de treinamento no canal artificial antes da disputa olímpica, Sátila e Pepe entrarão na Vila Olímpica só após o dia 14 de julho, neste primeiro momento eles fazem parte da estrutura montada pela Federação Internacional de Canoagem – ICF que organizou este pré-evento. 

+ Zico teve a compensação merecida que outros ex-atletas não tiveram

“Está sendo um dia incrível, o Comitê Olímpico do Brasil estava ali pronto, estou com uma sensação e uma energia muito gostosa em ser a primeira atleta a ir no Japão, estou extremamente feliz e tenho certeza que vai ser uma experiência incrível não só para mim, mas para todos os atletas que irão para Tóquio. Agora é um momento de preparação por ter chegado até aqui e vai ser um alívio muito grande quando eu chegar lá, estou muito grata pelo apoio e muito contente”, fala a atleta.

Canoagem  Ana Sátila Tóquio
Ana Sátila é a primeira atleta a embarcar para Tóquio (Divulgação/COB)

As provas da Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos de. Tóquio iniciam no dia 25 de julho e irão até o dia 29, o Brasil disputará três categorias: K1 Masculino com Pedro Gonçalves e o K1 e C1 Feminino com Ana Sátila. 

Pedro Gonçalves viaja na próxima semana para Tóquio

O canoísta Pedro Gonçalves vai aguardar um pouco mais para embarcar para os Jogos Olímpicos. Pepê inicialmente viajaria neste domingo (4) porém um dos seis exames RT-PCR feitos pelo atleta na última semana apresentou resultado positivo por um erro declarado pelo laboratório no processamento do mesmo. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Embora o laboratório tenha se manifestado que o teste positivado foi um erro interno, o COB optou por reiniciar o protocolo dentro das diretrizes estipuladas pelo próprio COB e pelo Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020. Assim que for concluído o novo protocolo o atleta terá uma nova data para seu embarque para o Japão.

“Fiz o exame no mesmo dia do resultado positivo e esse exame deu negativo. Refizeram o exame positivo e constatou-se um erro do laboratório, da máquina, não sei do que… enfim, meu resultado positivo na verdade é negativo. Só que diante disso, de todo protocolo, tá muito rígido todas as coisas no Japão, foi pedido para trocar esse meu exame, para considerar o negativo que é o real, mas tudo isso demora um tempo, protocolos tem que ser seguidos, então não vou estar embarcando hoje, domingo”, disse Pedro.

Mais em Tóquio 2020