Siga o OTD

Tóquio 2020

Com Rodrigo Pessoa, equipe de saltos no hipismo para Tóquio é divulgada

Delegação brasileira de saltos no hipismo vai para Tóquio com quatro atletas em busca e quarta medalha olímpica para o país

Carlito's Way 6, Rodrigo Pessoa

A Confederação Brasileira de Hipismo oficializou nessa segunda-feira (5), o Time Brasil de Salto escalado para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A escolha pelos representantes foi feita pela comissão técnica, a partir de uma lista prévia de 12 cavaleiros. A lista final ficou formada por: Luiz Francisco Azevedo, Marlon Zanotelli, Rodrigo Pessoa e Yuri Mansur.

Em Tóquio, pela primeira vez, as equipes do hipismo passam a contar com 4 atletas: três titulares e um reserva, sendo que o reserva pode ser escalado ainda após o início da competição. Na disputa por equipes, no novo formato, não haverá descarte, ou seja, serão computados os três resultados. Anteriormente entravam quatro conjuntos e a cada rodada havia o descarte do pior resultado. Outra mudança é que a disputa individual antecede a final por equipes.

+ Ana Sátila é a primeira atleta brasileira a embarcar para Tóquio

A equipe brasileira ganhou a sua vaga para a disputa olímpica de Tóquio ao conquistar a medalha de ouro durante as disputas dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Ao todo, o Brasil já conquistou três medalhas olímpicas na disputa olímpica do hipismo: bronze por equipe, em 1996 e 2000, e ouro no individual, para Rodrigo Pessoa, em 2004.

Marlon Zanotelli Rodrigo Pessoa hipismo Tóquio
Marlon Zanotelli ocupa atualmente uma posição dentro do TOP 10 mundial (JC Markun)

Rodrigo Pessoa, aliás, faz história com a sua convocação para o evento. Isso porque o cavaleiro de 48 anos chegará a sua sétima participação olímpica, igualando o velejador Robert Scheidt e a jogadora de futebol Formiga como os brasileiros com mais presenças nos Jogos Olímpicos. Jaqueline Mourão também terá sete participações em Tóquio, mas a ciclista e esquiadora soma participações em Jogos de Verão e Inverno.

Confira a convocação final para os Jogos Olímpicos:

Luiz Francisco Azevedo – Comic
Marlon Zanotelli – VDL Edgar
Rodrigo Pessoa – Carlitos Way
Yuri Mansur – QH Alfons Santo Antonio

Técnico: Philippe Guerdat
Chefe de equipe: Pedro Paulo Lacerda

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Programação


Terça-feira, 3 de agosto
Salto Qualificativa Individual
(75 participantes)

Quarta-feira, 4 de agosto
Salto Individual Final
Cerimônia de Premiação Individual
(30 participantes)

Quinta-feira, 5 de agosto
Salto 2ª inspeção veterinária

Sexta-feira, 6 de agosto
Re-inspeção veterinária
Salto Qualificativa por Equipes
(60 participantes)

Sábado, 7 de agosto
Salto Final por Equipes
Cerimônia de Premiação por Equipes
(30 participantes)

Mais em Tóquio 2020