Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil conhece grupos dos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos

Sorteio coloca seleção feminina em nova estreia contra a China, enquanto equipe masculina fará reedição de final contra a Alemanha

grupos do futebol nos jogos olímpicos de tóquio 2020

O Brasil conheceu nesta quinta-feira (21), quais serão os seus adversários nos grupos na luta pela medalha de ouro nas competições de futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em sorteio realizado na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, a seleção feminina acabou caindo no Grupo B, ao lado de China, Zâmbia e Holanda ,enquanto os homens foram sorteados no grupo D, ao lado de Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita.

Sorteio Feminino

Sétima colocada no ranking da Fifa, a equipe brasileira enfrentará as chinesas na estreia, marcada para o dia 21 de junho, no Estádio de Myiagi. Na sequência, as comandadas de Pia Sundhage encaram a Holanda, no dia 24, novamente em Myiagi, e encerra a fase de grupos contra a Zâmbia, em Saitama, no dia 27.

Chama a atenção o fato do Brasil novamente fazer a sua estreia no torneio diante da China, assim como acontece em 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Brasil conquistou a vitória por 3 a 0.

Grupos do torneio feminino de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Reprodução)

Além do grupo brasileiro, o sorteio definiu o grupo A com Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile. Enquanto o Grupo C será formado por Suécia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Vale ressaltar que o regulamento para o torneio de futebol para os Jogos Olímpicos de Tóquio prevê 3 grupos com quatro seleções cada. Em cada chave passam as duas melhores equipes e as duas melhores terceiras colocadas para as quartas de final.

+ Segundo dia da Seletiva garante mais seis nadadores no Japão

Sorteio masculino

Atual campeão olímpico, o Brasil foi cabeça de chave no sorteio. No grupo D, a seleção brasileira iniciará sua trajetória olímpica em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. A segunda rodada será disputada no mesmo estádio, contra a Costa do Marfim, no dia 25. O fim da fase de grupos será no dia 28 de julho, contra a Arábia Saudita, em Saitama.

O destaque da chave fica com a reedição da final ocorrida na última edição dos Jogos, no Rio de Janeiro em 2016, quando a equipe brasileira liderada por Neymar bateu a Alemanha, nos pênaltis, no estádio do Maracanã, para conquistar o primeiro ouro olímpico no futebol masculino para o país.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Além da chave do Brasil, os grupos ficaram definidos com Japão, África do Sul, México e França como integrantes do Grupo A. Nova Zelândia, Coréia do Sul, Honduras e Romênia jogarão pelas vagas do Grupo B. Já o Grupo C será formado por Egito, Argentina, Espanha e Austrália.

Brasil Sorteio futebol Jogos Olímpicos Tóquio 2020 grupos
Grupos do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Reprodução)

Para a definição dos potes do sorteio do torneio de futebol masculino, a Fifa elaborou um ranking levando em conta as últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos, já que a competição entre os homens é para atletas nascidos até 1997, com três exceções mais velhas por equipe. Vale dizer que avançam os dois melhores colocados de cada grupo.

Confira como ficou dividido os grupos dos Jogos Olímpicos de Tóquio:

Feminino

Grupo A: Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile

Grupo B: China, Brasil, Zâmbia e Holanda

Grupo C: Suécia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia

Masculino

Grupo A: Japão, África do Sul, México e França

Grupo B: Nova Zelândia, Coréia do Sul, Honduras e Romênia

Grupo C: Egito, Argentina, Espanha, Austrália

Grupo D: Brasil, Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita.

Mais em Tóquio 2020