Siga o OTD

Tóquio 2020

Segundo dia da Seletiva garante mais seis nadadores no Japão

Brasil terá Fernando Scheffer e Breno Correia nos 200m livre e dois Guilhermes nos 100m costas; Murilo Sartori e Luiz Altamir completam o revezamento 4x200m

REVEZAMENTO 4X200M É DEFINIDO (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Mais seis nomes de atletas que representarão a natação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio foram conhecidos. Nesta terça-feira (20), no segundo dia da Seletiva Olímpica Brasileira de Natação, Guilherme Basseto, Guilherme Guido, Fernando Scheffer e Breno Correia superaram os índices e disputarão as respectivas provas individuais nas piscinas japonesas. Já classificado para a Olimpíada, o revezamento 4x200m masculino também foi definido hoje e terá além de Breno e Fernando, Murilo Sartori e Luiz Altamir Melo.

Os seis atletas se juntam a Guilherme Costa e Felipe Lima, os únicos que nadaram abaixo dos índices impostos pela CBDA (Confederação Brasileira de Natação no primeiro dia da Seletiva.

+ Brasil já tem 209 atletas nos Jogos Olímpicos. Confira a lista completa

Ao todo foram cinco provas nessa terça-feira: 100m costas feminino, 200m livre masculino, 100m peito feminino, 100m costas masculino e 400m livre feminino, com destaque para uma classificação na bacia das almas de dois atletas.

O Olimpíada Todo Dia preparou um resumo com o que de melhor aconteceu hoje no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Confira!

Haja coração

Na prova mais emocionante da Seletiva até aqui, dois Guilhermes que defendem o Clube Pinheiros carimbaram o passaporte para Tóquio. Guilherme Basseto venceu a prova com 53s84 e Guilherme Guido ficou em segundo com 53s85. O índice era exatamente 53s85.

Guilherme Basseto fará sua estreia em Jogos Olímpicos. Seu companheiro de clube e recordista Sul-Americano Guilherme Guido irá para sua terceira participação olímpica. Guido já nadou em Pequim 2008 e na Rio 2016.

“É um sonho de criança que se realiza. Foram cinco anos batalhando para isso. Em 2016 eu fiquei bem longe do índice. Não tenho palavras, estou realizado. Eu só tenho que agradecer o Guido. é o nosso quarto ano treinando junto ao lado dele e do André Amendoim [técnico]. Tenho uma admiração muito grande por ele ,” analisou Guilherme Bassetto.

Guilherme Guido e GUilherme Bassetto na Seletiva Olímpica Brasileira de Natação. (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

“Estou muito feliz que dessa vez eu terei um companheiro para nadar a prova. É um prazer trocar experiências com ele na água e tomara que a gente consiga fazer um bom trabalho em Tóquio. Ficarei muito feliz em passar o bastão da modalidade para o meu companheiro de clube,” avaliou Guilherme Guido, rei absoluto dos 100m costas no Brasil nos últimos 10 anos.

Prova forte

Na forte prova dos 200m livre masculino, quatro atletas obtiveram vagas.

Breno Correia, Fernando Scheffer ficaram em primeiro e segundo respetivamente e disputarão a prova individual no Japão. Fernando foi o vencedor com 1min46s28, seguido de Breno Correia (1min46s72). Por terem feito tempos abaixo do índice de 1min47s02, os dois serão os únicos representantes dos 200m masculino nos Jogos Olímpicos.

Murilo Sartori (1min47s33) e Luiz Altamir Melo (1min48s02) ficaram respectivamente em 3º e 4º e não bateram o índice, mas carimbam o passaporte ao Japão para completar o revezamento 4x200m livre.

A vaga já havia sido obtida no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, em 2019. Na ocasião, o quarteto formado por Luiz Altamir, Breno Correia, João de Lucca e Fernando Scheffer terminou na sétima colocação.

“Acho que cada competição é uma competição diferente. Não somos os mesmos que nadamos o Mundial. Esse revezamento tem muito para crescer. Acredito muito que podemos pegar uma final olímpica,” avaliou Luiz Altamir Melo.

Dos quatro nadadores, apenas Luiz Altamir tem experiência em Jogos Olímpicos. Há quatro anos, ele nadou os 200m livre e integrou o revezamento 4x200m.

Agora a equipe que irá a Tóquio vai tentar ao menos chegar perto do pódio conquistado com o bronze em Moscou-1980. Em piscina curta, o Brasil é o recordista mundial desse revezamento.

Fernando Scheffer colocou o Brasil lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada de 2020 da ISL (International Swimming League). Neste sábado (17), o nadador gaúcho caiu na piscina em Budapeste, na Hungria, e ganhou a prova dos 200 m livres. O brasileiro venceu com 1min42s55, sua melhor marca pessoal. Representando a equipe LA Current, ele deixou para trás o lituano Danas Rapšys, segundo, e o austríaco Felix Auböck, terceiro
Fernando Scheffer representará o Brasil nos 200m livre nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Mulheres zeradas

A Seletiva segue dura para as nadadoras brasileiras. Etiene Medeiros foi a primeira a cair na água na noite e poderia ter se tornado a primeira mulher a garantir o direito de nadar nas piscinas de Tóquio. A nadadora fez os 100m costas em 1min01s37, acima do índice de 1min00s25 impostos pela CBDA para disputar os Jogos Olímpicos.

 SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Há quatro anos, a pernambucana de 29 anos competiu nos 50m e 100m livre, além dos 100m costas. Etiene é campeã mundial dos 50m costas, prova que não integra o calendário olímpico.

No 2º dia da Seletiva Olímpica, Guilherme Guido, Guilherme Basseto, Breno Correia, Fernando Scheffer e mais dois estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Etiene Medeiros na Seletiva Olímpica Brasileira de Natação (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Jheniffer Conceição quase surpreendeu nos Nos 100m peito feminino. A carioca de 23 anos que havia quebrado o recorde brasileiro na parte da manhã com 1min07s35, a 28 centésimos do índice, não conseguiu repetir a boa performance à noite e terminou com 1min08s08, um segundo e um décimo dos 1min07s07 necessários.

Assim como Etiene, ela terá outra chance na tomada de peito no revezamento 4x100m medley feminino.

Fechando a noite, Gabi Roncatto fez seu melhor tempo na vida nos 400m livre com 4min10s88, três segundos a mais do que os 4min07s90.

Vale lembrar que a única mulher classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio é Ana Marcela Cunha, na Maratona Aquática. A nadadora disputou hoje a prova dos 400m livre e fez seu melhor tempo: 4min15s34

Mais em Tóquio 2020