Siga o OTD

Tóquio 2020

Comitê Organizador revela designs das pistas olímpicas de skate park e street

Veja como vão ser as pistas de skate nas modalidades park e street em Tóquio-2020, que terão o dobro do tamanho dos percursos normais de competição

pistas do skate para os jogos olímpicos de tóquio-2020
World Skate

Os designs dos percursos nos quais o skate fará sua estreia olímpica foram divulgados pelo Comitê Organizador de Tóquio 2020. Localizados no Ariake Urban Sports Park, as pistas devem ser construídas em maio. Serão duas modalidades do esporte nos Jogos, o park e o street, ambas com grandes chances de medalha para o Brasil.

pista de skate park de tóquio-2020
Projeto da pista de skate park para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

O street é a modalidade mais praticada em todo o mundo. A pista terá um percurso semelhante a encontrados em ruas de uma cidade com bancos, corrimões e escadas como obstáculos para os atletas. Já o park conta com um bowl, um buraco em formato de tigela, com transições complexas acima de três metros, banks e alguns elementos de street. Os obstáculos interagem entre si. Ou seja, o atleta consegue completar uma manobra e já entrar em outra transição para emendar outras manobras.

+World Skate retoma qualificação olímpica do park e do street em maio

Em Tóquio, cada pista terá duas vezes o tamanho do percurso normal de competição e os organizadores garantem que elas foram projetadas com a intenção de trazer igualdade técnica a todos os competidores. “O projeto para as pistas dos Jogos de Tóquio 2020 pretende ultrapassar em muito tudo o que já foi construído para competições de skate profissional”, afirma Joe Ciaglia, um dos responsáveis pelo projeto. “Cada um dos percursos foi meticulosamente projetado para dar aos atletas de skate a capacidade de maximizar sua própria criatividade, fluxo, velocidade, amplitude, tecnicidade e variedade”, completa.

pista de skate street de tóquio-2020
Projeto da pista de skate street para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“O layout das características do skate também é orientado pelo formato de competição olímpica e o objetivo de fornecer aos atletas de skate de todo o mundo o terreno necessário para alcançar o seu melhor e ajudar no avanço do skate no futuro”, garantiu Ciaglia. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 a competição de street está marcada para 25 e 26 de julho, enquanto o park está programado para 4 e 5 de agosto.

Mais em Tóquio 2020