Siga o OTD

Tóquio 2020

Longe do favoritismo, park feminino quer surpreender em 2021

Brasil corre atrás das estrangeiras por pódio no skate park feminino, que estreia em Jogos daqui a exato um ano

Skate park feminino brasileiro de olho em Tóquio-2020 (Divulgação/CBSk)

Definitivamente, as chances de medalha do Brasil aumentaram com a entrada do skate para o programa olímpico em Tóquio-2020. Contudo, no skate park feminino, as brasileiras não são favoritas ao pódio. Mas reúnem condições para chegar lá.

Pelo atual ranking olímpico, Dora Varella (6ª), Isadora Pacheco (10ª) e Yndiara Asp (13ª) seriam as três representantes brasileiras em Tóquio-2020. As estrangeiras dominam o park feminino.

Só que o skate brasileiro tem muita tradição e olimpíada sempre rola uma surpresa. Por que não no park feminino?

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ciclo

Se pegarmos as principais competições da temporada 2019, o Brasil teve apenas Yndiara Asp entre as melhores. A skatista conseguiu um quarto lugar em Nanjing, China.

De resto, as estrangeiras levaram tudo. Aliás, uma estrangeira. A japonesa Misugo Okamoto venceu quatro competições internacionais, inclusive o Mundial, em São Paulo, quando Yndiara não competiu por causa de uma lesão.

Yndiara Asp, do Skate Park chances tóquio-2020
Lesão esfriou bom momento de Yndiara Asp (Reprodução Facebook)

Dora Varella foi a sexta no Mundial e Isadora Pacheco a 7ª.

Se deixar chegar…

Olimpíada sempre tem surpresa e o park feminino do Brasil pode aprontar no Japão. As anfitriãs são claramente as favoritas, vão competir em casa e fizeram ao longo de todo o ciclo campanhas bem fortes.

Só que ninguém sabe muito bem como o universo do esporte olímpico irá reagir com um período tão longo de pausa por causa da pandemia.

E, pelo que se planeja de eventos, 2021 será uma maratona e muita coisa pode acontecer no caminho até Tóquio-2020.

+ A um ano dos Jogos, expectativa é quebrar recorde

A real

Perto das outras chances no skate, o park feminino brasileiro é que tem menos perspectivas e expectativas. As brasileiras precisam de voltas consistentes para que a pressão cause algum desconforto nas rivais, que são muito sólidas. Ninguém torce para uma queda ou coisa do tipo, é exatamente o contrário.

Uma volta intensa, com altura e fluida, por méritos próprios vai bagunçar com a prova do park feminino.

Os Jogos Olímpicos são gigantes demais e mexem com o psicológico de todos os atletas. Caso as estrangeiras sintam o momento e deixem uma brecha, a equipe brasileira pode se aproveitar e conseguir uma medalha.

Mais em Tóquio 2020