Siga o OTD

Tóquio 2020

Missão Europa completa uma semana e balanço é positivo

Delegações de seis modalidades puderam retomar os treinos depois de meses e não houve nenhum caso de coronavírus

O Time Brasil completou no domingo (26) a primeira semana de treinamentos na Missão Europa. As seleções de judô, boxe, nado artístico, natação, ginástica artística e rítmica puderam retomar suas atividades nas três bases em Portugal – Rio Maior, Coimbra e Sangalhos – e sem nenhum caso de coronavírus, o balanço foi positivo.

Além deles, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze chegaram a Cascais, onde fica a base da vela, na segunda-feira (27), também dentro da Missão Europa.

A coordenadora médica do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Ana Carolina Côrte, comentou os primeiros dias em Portugal. “Viemos com um protocolo muito bem definido nesta primeira semana e todos cumpriram tudo à risca. Foi uma semana de diversos aprendizados, mas também de resultados muito bons.”

“Não houve nenhuma queixa clínica pensando na pandemia, nem monitoramentos mais próximos junto aos atletas. Não vamos mudar muito agora, porque o uso de máscaras continua sendo indicado pelo governo português, e não temos como afrouxar, porque são cuidados e medidas de higiene que continuarão por um bom tempo”, acrescentou Ana Carolina Côrte.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os protocolos de segurança contra o coronavírus seguem rígidos, mas não influenciaram no desempenho da delegação na Missão Europa.

Balanço positivo

“O balanço é muito positivo. Quando chegamos aqui, fizemos os exames, ficamos dois dias em quarentena e não tivemos nenhum caso positivo. Isso deu tranquilidade para que todos iniciassem os treinamentos de forma gradual, com muito cuidado em relação a possíveis lesões musculares”, afirmou o vice-presidente do COB, Marco La Porta.

“As instalações estão totalmente adequadas, adaptadas à nova situação de saúde e o atendimento é o melhor possível”, acrescentou.

Mais em Tóquio 2020