Siga o OTD

Tóquio 2020

Atletas da Missão Europa incólumes nos testes da Covid-19

Foram realizados 112 exames de sorologia e PCR com os 72 integrantes do Time Brasil que estão em Portugal para período de treinamentos

Bia Ferreira Boxe Missão Europa Portugal Rio Maior coronavírus COB
Atletas brasileiros em Portugal testam negativo para o coronavírus (twitter/timebrasil)

Em Portugal, o Brasil obteve resultados negativos altamente positivos nessa terça-feira (21). Após 48 horas de reclusão, os 72 atletas que integram a primeira delegação brasileira a participar da Missão Europa foram liberados os treinamentos. Eles receberam a confirmação dos resultados dos 112 exames de coronavírus de sorologia e PCR, realizados assim que o Time Brasil desembarcou em Lisboa. Todos deram negativo.

“Não tem coisa melhor do que voltar a nadar, voltar ao nosso sonho. Todos estão muito motivados, com vontade de vencer. Tivemos um primeiro treino mais tranquilo, mas não tem sensação melhor do que poder entrar na piscina e fazer o que a gente mais gosta”, comemorou o nadador Pedro Spajari.

Os atletas das seis modalidades que se encontram em Portugal – boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação – já têm atividades em dois períodos, exceto o judô, que viajam à tarde para Coimbra, onde permanecem até o fim da Missão Europa. Os ginastas treinam em Sangalhos e os demais atletas vão usar as instalações do Rio Maior Sports Centre.

Apesar do sucesso da operação e do baixo risco de contaminação, a ordem do COB (Comitê Olímpico do Brasil) é para que todos os protocolos sejam mantidos de forma rigorosa nas próximas semanas.

“Essa chavinha não vira nunca. A nossa orientação é para que os atletas não saiam do centro de treinamento. Temos que monitorar os sintomas de forma diariamente”, explica a coordenadora médica do COB, Ana Carolina Côrte.

+Missão Europa: brasileiros realizam primeiros treinos em Portugal

Cidade livre do vírus

Desde o início da pandemia, a cidade de Rio Maior, onde está localizada a principal base do Time Brasil na Missão Europa, registrou somente 27 casos de coronavírus e nenhuma morte. Segundo dados oficiais da prefeitura local, publicados na segunda-feira (20), o município tem dois casos ativos e 25 recuperados, fora cinco pessoas que seguem sob vigilância ativa.

Missão Europa Portugal Rio Maior coronavírus COB
Rio Maior Sports Centre (divulgação)

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Nossa prioridade sempre foi a saúde das pessoas. Tanto é que nossa primeira decisão foi dizer aos atletas que a participação na Missão Europa era opcional. Quem se sentisse desconfortável, por questões de saúde ou por julgar que a estrutura de treino no Brasil era adequada, não precisava vir. Mas criamos este protocolo, em que os testamos na saída do país e na chegada a Portugal. Agora eles poderão retomar os treinamentos, e esperamos que tudo ocorra na maior tranquilidade”, diz o vice-presidente do COB, Marco La Porta.

Mais em Tóquio 2020