Siga o OTD

Tóquio 2020

CBDA deve levar ao menos 32 atletas para treinos em Portugal

Natação terá o maior número de representantes na Missão Europa, com estimativa de 22 atletas

CBDA - Esportes Aquáticos - Natação - Maratona Aquática - Missão Aquática - Coronavírus - COB
32 atletas dos esportes aquáticos devem ir à Missão Europa (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) deu início ao programa Missão Europa“, que levará atletas do Brasil para treinar em Portugal. O objetivo é retomar as atividades daqueles que estão classificados para Tóquio ou em vias de conseguir a vaga, em meio à pandemia de coronavírus. Por enquanto, 207 atletas estão confirmados. E destes, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) deverá levar pelo menos 32 atletas dos esportes aquáticos.

Na natação, a estimativa é que 22 atletas façam parte da delegação que vai a Portugal na Missão Europa. Os critérios para a convocação dos atletas serão: ter nadado para o índice olímpico em 2019 (FINA A), além de cinco atletas para cada revezamento: 4 x 100 m e 4 x 200 m livre masculino. 

+Saiba mais detalhes sobre a Missão Europa

“Hoje, a saída mais segura para que a gente coloque os nossos nadadores em atividade é a ‘Missão Europa’. A corrida para chegar a Tóquio está acontecendo e, claro, queremos que os atletas voltem à atividade o mais rápido possível. Estamos utilizando os mesmos critérios que já estavam sendo utilizados em ações antes da pandemia de coronavírus. A ação é muito válida e muito importante, com toda as medidas de segurança necessárias para, principalmente, cuidar da saúde dos nossos atletas”, pontuou o diretor de natação da CBDA, Eduardo Fischer. 

Até o momento, a maratona aquática deve contar com um atleta convocado, mas a CBDA ainda tentará mais vagas para a modalidade. Nos saltos ornamentais, serão sete atletas e no nado artístico, dois.

“O programa e a iniciativa são excelentes. Ainda mais, na maratona aquática que já tem uma atleta classificada: Ana Marcela Cunha. Estamos pleiteando vagas para o masculino, pois acreditamos que nossos atletas terão total possibilidade de garantir um lugar em Tóquio”, falou o diretor de maratonas aquáticas da CBDA, Sergio Silva.

Missão Europa

O COB deve divulgar, nas próximas semanas, as datas de embarque e novos detalhes sobre a Missão Europa. Os atletas viajarão em grupos distintos e o período de treinos será de julho a dezembro de 2020.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As modalidades judô e vela deverão ser as primeiras a embarcar. As delegações podem aumentar se houver interesse de outros esportes em fazer parte do projeto. O centro de treinamento de Rio Maior, em Portugal, será a principal base do Brasil, um equipamento público-privado a 75 km de Lisboa.

Mais em Tóquio 2020