Siga o OTD

Tóquio 2020

Governadora aponta quarentena e acordo de viagem para Tóquio

Governadora da cidade-sede dos Jogos é mais uma autoridade a questionar a viabilidade dos Jogos

Tóquio - Olimpíada - Coronavírus
Governadora de Tóquio questionou viabilidade dos Jogos (Instagram/Yuriko.Koike)

Faltando menos de 14 meses para a Olimpíada de Tóquio, os questionamentos sobre a viabilidade de sua realização seguem surgindo, com as incertezas sobre a pandemia de coronavírus. A Governadora da cidade-sede dos Jogos, Yuriko Koike, apontou dois aspectos que, no seu entendimento, são fundamentais para que o maior evento esportivo do mundo aconteça: quarentena e acordo de viagem.

Em uma entrevista ao jornal Financial Times, Koike disse que a liberdade de atletas, staff e torcedores poderem ir o Japão é a coisa mais importante para a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas.

+A 14 meses dos Jogos, viabilidade de Tóquio ainda é dúvida

“Uma pré-condição básica para a Olimpíada é que as pessoas do mundo possam vir”, disse a governadora. “Mais do que tudo, não sabemos como será a situação do coronavírus em julho do próximo ano. Temos algumas incertezas aqui, mas temos que tornar os Jogos seguros para atletas e espectadores”.

Atualmente, estrangeiros de 111 países estão proibidos de entrar no Japão devido à pandemia de coronavírus. E por enquanto, a Olimpíada de Tóquio segue marcada para 23 de julho de 2021 e a Paralimpíada para 24 de agosto.

Vacina

Mais um ponto crucial é o da vacina contra o coronavírus. Muitos acreditam que a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio só vai acontecer se uma vacina tiver sido criada até lá. É o caso de Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

“Tenho observado com bastante preocupação e temos uma posição bem concreta. Basicamente, o que a gente entende é bastante simples e objetivo. Nosso pensamento é que se não houver uma vacina aprovada até dezembro deste ano, não haverá Jogos em 2021. Entendo que é um problema de saúde pública e afeta toda a sociedade”, disse à Agência Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Olimpíada diferente

Em abril, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, disse que não existe um plano B para a realização da Olimpíada de Tóquio. Ou acontece na nova data ou será cancelada.

+Adiamento de Tóquio-2020 já respinga nos Jogos de Paris-2024

Por isso e pelas incertezas geradas pela pandemia de coronavírus, muitos especulam, assim, que os Jogos serão diferentes do que estamos acostumados a ver. A própria governadora de Tóquio disse que pode ser necessário realizar uma Olimpíada “simplificada” no Japão. Um exemplo seria uma redução nas cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos.

“É hora de todos nós revisarmos quais são as coisas essenciais para esses Jogos e quais são os itens indispensáveis. Podemos criar novos Jogos Olímpicos e Paralímpicos exclusivos de Tóquio. Mas exatamente como será, não posso lhe dar os detalhes”, concordou Toshiro Muto, chefe executivo do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mais em Tóquio 2020