Siga o OTD

Pride House Olimpíada de Tóquio - Tóquio 2020 - coronavírus

Tóquio 2020

Live aborda adiamento da Olimpíada e suas consequências

Marcelo Laguna e Katia Rubio abordaram o cenário nebuloso que ronda os Jogos Olímpicos de Tóquio em decorrência do coronavírus

Realização da Olimpíada de Tóquio corre risco por conta da pandemia do novo coronavírus (IOC/Christophe Moratal)

Live aborda adiamento da Olimpíada e suas consequências

O adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 já foi confirmado há mais de dois meses, mas a realização do evento segue em xeque por conta da pandemia do novo coronavírus. Esse cenário nebuloso foi abordado em uma live entre Marcelo Laguna e Katia Rubio em live nesta segunda-feira (1º).

Marcelo Laguna é blogueiro e jornalista no Olímpiada Todo Dia e já cobriu quatro edições de Jogos Olímpicos ‘in loco” – Atlanta-1996, Sydney-2000, Londres-2012 e Rio-2016 – , enquanto Katia Rubio atua como orientadora do GEOUSP (Grupo de Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) e já publicou 12 livros na área esportiva.

+ Adiamento de Tóquio-2020 já respinga nos Jogos de Paris-2024

Assuntos abordados

Feita no Instagram do Grupo de Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação da USP, Marcelo Laguna e Katia Rubia falaram sobre diversos assuntos que rondam o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre eles a mudança de postura dos organizadores quanto à realização do evento mesmo em 2021.

“Para o presidente do Comitê Olímpico Organizador estar falando sobre a possibilidade de não ter jogos e o primeiro ministro estar falando que a Olimpíada só aconteceria em um cenário seguro para o povo japonês, é sinal de que alguma coisa séria está acontecendo. E eu acho que temos que falar da possibilidade não termos Olimpíada em 2021. É uma possibilidade a ser discutida por mais que doa”, disse Marcelo Laguna.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Quando começaram as primeiras conversas sobre a suspensão de campeonatos, o pessoal do grupo de estudos olímpicos tem se debruçado sobre isso, inclusive analisando como isso está acontecendo em diferentes partes do mundo. E são dois Jogos, os Jogos Olímpicos do esporte, da paixão, do foco no atleta como grande protagonista, e você tem uma outra edição que é a dos negócios, do dinheiro e do sucesso”, disse Katia Rubio.

Onde assistir?

Especialistas em Jogos Olímpicos, Marcelo Laguna e Katia Rubio debateram o adiamento de Tóquio e a possibilidade do cancelamento do evento em live
Jogos Olímpicos de Tóquio correm risco por conta do coronavírus (Divulgação/COI)

A conversa que durou cerca de uma hora e falou ainda sobre a situação dos atletas, a influência do adiamento de Tóquio nos Jogos de Paris-2024 e o cenário do retorno das competições pode ser assistida em sua totalidade no Instagram do Grupo de Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação da USP.

Mais em Tóquio 2020