Siga o OTD

Coronavírus

Pré-Olímpico de polo aquático é adiado para fevereiro

Nova data foi comemorada pelo brasileiros por conta das diferenças de estágio da pandemia em diferentes parte do plane

Competição acontecerá em Roterdã, na Holanda (CBDA/Divulgação)

Nesta terça-feira (2), a Fina (Federação Internacional de Natação) divulgou a nova data do Campeonato Pré-Olímpico masculino de polo aquático. A competição, adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, será realizada entre 14 e 21 de fevereiro de 2021, em Roterdã, na Holanda.

+ Entidades e atletas brasileiros aderem ao Blackout Tuesday

A seleção brasileira masculina fazia sua preparação na Europa, quando foi anunciada a suspensão da competição, que ocorreria em março desse ano. Na semana passada o site da entidade havia informado que o Pré-Olímpico aconteceria em dezembro de 2020, mas, nesta terça-feira, uma nova data foi divulgada.

Mudança positiva

De acordo com o diretor de polo aquático da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), João Santos, a mudança na data do pré-olímpico de polo aquático foi considerada positiva para que os atletas brasileiros tenham tempo para retornar às atividades em segurança e façam o treinamento adequado para disputar uma vaga em Tóquio 2020.

“Considero muito positiva em vários aspectos. Para dezembro, o Brasil estaria em desvantagem, já que a Europa está abrindo antes. Nosso tempo de treino não seria adequado, sobretudo pelo fato dos nossos atletas estarem muito tempo parados. O tempo de treinamento precisaria ser maior. Para fevereiro, a gente consegue ter mais folego e mais condições de se equiparar às seleções que vamos ter que enfrentar”, explicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O adiamento do Campeonato Pré-Olímpico Masculino de Polo Aquático segue uma série de outras mudanças feitas pela FINA. No fim de maio, a Federação Internacional de Natação anunciou a nova data do Campeonato Mundial de Piscina em 25 metros, que está marcado agora para dezembro de 2021.

Além dessas competições, a Fina já havia remarcado o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, que acontecerá agora apenas em 2022, e Pré-Olímpicos de Nado Artístico, Saltos Ornamentais e Maratonas Aquáticas, que serão realizados entre fevereiro e maio do ano que vem.

Mais em Coronavírus