Siga o OTD

Tóquio 2020

Arthur Nory: “Jogos em 2021 serão mágicos e grandiosos”

Campeão do mundo da barra fixa, o ginasta Arthur Nory acredita que o COI tomou a decisão certa ao adiar os Jogos Olímpicos para 2021

Arthur Nory, Mundial de Ginástica Artística
Arthur Nory acredita que com os Jogos em 2021, todos os atletas terão condições de se preparar para competir dignamente (Ricardo Bufolin/CBG)

Campeão mundial da barra fixa em 2019, Arthur Nory vai chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio como uma das grandes esperanças de medalha do Brasil na ginástica artística. Apesar de toda a expectativa de estar mais uma vez numa Olimpíada, o atleta afirmou, em entrevista exclusiva no instagram do OTD, que gostou da decisão tomada de adiar a competição para o ano que vem.

“A Olimpíada é um momento mágico. Acho que foi a melhor decisão porque, manter a data, ia perder a magia porque o mundo inteiro está tenso. Acho que vai ser mais especial e mágico porque todo o mundo está unido para combater esse inimigo invisível. Vai ser mágico quando todo mundo voltar a treinar e vai ser tão grandioso como Tóquio gostaria que fosse porque todos os atletas vão estar em condições de competir dignamente”, acredita o ginasta.

+ VEJA A PÁGINA ESPECIAL DO ATLETA

Como todos os atletas, Arthur Nory está fazendo seus treinos em casa de forma adaptada para tentar manter, minimamente, a forma física. Mas a definição pelo adiamento o deixou aliviado. “A gente precisava de uma resposta. A gente estava tentando se preparar, mas ao mesmo tempo estava todo dia acompanhando as redes sociais do Comitê Olímpicos e as notícias que saíam para saber o que fazer porque a gente está parado dentro de casa. O mundo inteiro está sem treinar e a gente sabe o quando é ruim apra o atleta. Perdemos demais a parte técnica a cada semana que ficamos em casa. Foi uma decisão super consciente”, elogiou o ginasta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A principal resposta desejada pelos atletas foi dada com o adiamento dos Jogos Olímpicos, mas ainda muita coisa precisa ser definida até a retomada dos treinamentos e competições. “Foi ótimo para nós. Agora temos um norte. Era muita tensão todos os dias. Agora dá para dar uma descansada e parar para pensar. É melhor assim, melhor para todo mundo. Não tinha o que fazer. Tem que acabar com esse coronavírus para poder voltar. Mas ainda tem muitas respostas a serem dadas. Não sei quando voltam as competições. Não sabemos quais competições vão ter depois que tudo isso passar, como vai ser a classificação. A gente precisava saber sobre os Jogos, era o principal, e agora temos que pensar no que vai ser feito até lá”, explicou Arthur Nory.

Durante a quarentena, Arthur Nory tem mantido uma rotina diária de exercícios, usando, inclusiva, a tecnologia a seu favor. “Hoje a gente fez uma aula online. Vários atletas e técnicos por vídeo. É a maneira que a gente encontrou. Estamos trabalhando bastante o mental nesse período”.

Além da parte física e mental, Arthur Nory está aproveitando o tempo para recuperar o ombro, que sempre é motivo de preocupação. “Todo mundo está se mantendo preservado. Não estou forçando meu ombro e tenho mantido um trabalhinho em casa, com elástico, de prevenção que os fisioterapeutas passaram”, relevou o ginasta.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tóquio 2020