Siga o OTD

Tóquio 2020

Grupo global de atletas pede que Olimpíadas sejam adiadas

Em comunicado divulgado neste domingo (22), a associação de esportistas olímpicos pressiona pela mudança de data da competição

Tóquio - adiamento - coronavírus - COI
Pressão sobre o COI aumenta pelo adiamento dos Jogos Olímpicos (Divulgação/COI)

Uma associação mundial que representa atletas olímpicos emitiu um comunicado neste domingo (22) pedindo ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) que as competições sejam adiadas até que a pandemia de coronavírus esteja sob controle. Segundo o documento divulgado, é importante colocar a segurança e o bem-estar dos esportistas como prioridade. “Enquanto o mundo se une para limitar a propagação do Covid-19, o COI e o IPC devem fazer o mesmo”, disse a nota.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No mesmo momento em que os continentes se juntam para diminuir a propagação da doença a pressão sobre o COI aumenta por uma definição sobre os Jogos Olímpicos. “É bizarro que o COI não tenha mostrado nenhuma liderança . Eles estão agindo como se fossem negócios, como sempre, e isso parece muito estranho”, disse Caradh O’Donovan, atleta de caratê e representante da Global Athlete. Irlandesa, a esportista está sem treinar nesse instante por causa das restrições em seu país.  

Para O’Donovan, a desigualdade com relação aos níveis de treinamento, controle de doping e qualificação são suas principais preocupações. “Os atletas querem fazer parte de uma solução para garantir que os Jogos sejam um sucesso. Mas, sob as atuais restrições globais que limitam as reuniões públicas e o fechamento de instalações e fronteiras de treinamento, os atletas não têm a capacidade de se preparar adequadamente para esses Jogos, e sua saúde e segurança devem vir em primeiro lugar”, afirmou o Global Athlete.

+Atletas começam movimento e pedem #Tokyo2021

Além de pressionar as entidades, o comunicado pede os demais envolvidos apoiem os atletas. “Por fim, pedimos que as emissoras (NBC) e os patrocinadores adotem o mesmo nível de cuidado com os atletas, apoiando o COI e o IPC com flexibilidade e compreensão durante esses períodos desconhecidos. A saúde pública dos envolvidos deve ser uma prioridade em relação aos eventos esportivos. Reconhecemos que os Jogos proporcionaram uma capacidade única de reunir países, por isso, que a espera é importante. Com envolvimento significativo dos atletas, os próximos Jogos poderão atuar como uma celebração, mostrando que fizemos nossa parte na superação da pandemia de Covid-19”, concluiu a nota.

Mais em Tóquio 2020