Siga o OTD

Tóquio 2020

COB defende adiamento dos Jogos Olímpicos em um ano

Por conta da pandemia de coronavírus e efeitos na preparação dos atletas, COB defende adiamento dos Jogos Olímpicos em um ano

coronavírus esporte olímpico bandeira COB adiamento Tóquio 2020 adiamento COI
arquivo

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou nota na manhã deste sábado (21) defendendo o adiamento dos Jogos de Tóquio 2020 por conta da pandemia de coronavírus. O anúncio veio um dia depois de o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, pedir a mesma medida.

De acordo com a nota, o COB entende que o melhor seria o adiamento de Tóquio 2020 por um ano, em período equivalente ao originalmente marcado, entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto de 2021.

A posição se dá por conta do notório agravamento da pandemia do coronavírus, que até o dia do anúncio havia infectado cerca de 250 mil pessoas em todo o mundo, e pela consequente dificuldade dos atletas de manterem seu melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global.

+ Etiene Medeiros se posiciona contra Olimpíada neste momento

“Como judoca e ex-técnico da modalidade, aprendi que o sonho de todo atleta é disputar os Jogos Olímpicos em suas melhores condições. Está claro que, neste momento, manter os Jogos para este ano impedirá que este sonho seja realizado em sua plenitude”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

O COB ressalta que a sugestão de adiamento em nada altera a confiança da entidade no Comitê Olímpico Internacional (COI) de que a melhor solução para o Olimpismo será tomada.

“O COI já passou por problemas imensos anteriormente, como nos episódios que culminaram no cancelamento dos Jogos de 1916, 1940 e 1944, por conta das Guerras Mundiais, e nos boicotes de Moscou 1980 e Los Angeles 1984. A entidade soube ultrapassar estes obstáculos, e vemos a Chama Olímpica mais forte do que nunca. Tenho certeza de que o Thomas Bach, atleta medalha de ouro em Montreal 1976, está plenamente preparado para nos liderar neste momento de dificuldade”, completa Paulo Wanderley.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020