Siga o OTD

Tóquio 2020

FINA adia torneios pré-olímpicos dos saltos e do nado artístico

Competições ocorreriam entre abril e maio e foram remarcadas para junho, ainda sem data e local para ocorrer

FINA adia torneios pré-olímpicos do salto e do nado artístico
(Crédito: reprodução FINA)

A Federação Internacional de Natação (FINA) anunciou nesta quinta-feira (19) a suspensão de dois torneios qualificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, inicialmente marcada para ocorrer em Tóquio, no Japão, entre os dias 21 e 26 de abril, e o Torneio Pré-Olímpico de Nado Artístico, que ocorreria entre 30 de abril e 3 de maio, também na capital japonesa, foram ambas transferidas para o mês de junho, com data e local ainda a serem confirmados pela FINA.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em nota, a FINA afirmou que “está fazendo o possível para preservar a saúde de seus atletas, técnicos e árbitros e que está perfeitamente ciente das severas limitações e preocupações com os treinamentos e preparação para os Jogos Olímpicos que estes vêm tendo.”

+ VEJA COMO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS AFETOU O ESPORTE

Três outros eventos menores dos saltos ornamentais também sofreram alterações, incluíndo:

  • A Etapa de Londres da World Series de Saltos Ornamentais, marcada inicialmente para ocorrer entre 27 e 29 de março, foi adiada e ainda não tem nova data para ocorrer.
  • O Grand Prix de Saltos Ornamentais de Singapura, inicialmente marcado para os dias 29 e 31 de maio, foi cancelado
  • O Grand Prix de Saltos Ornamentais de Kuala Lumpur, na Malásia, teria início no dia 5 de junho com término no dia 7, mas foi suspenso, ainda sem novas datas anunciadas

Competições nacionais também foram suspensas

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) também anunciou alterações em seu calendário por conta da pandemia. A entidade determinou, nesta segunda-feira (16), a suspensão de competições nacionais e regionais por 21 dias.

Com a determinação, todos os torneios nacionais e regionais marcados até o dia 6 de abril estão suspensos. As novas datas de realizações serão divulgadas posteriormente.

A seletiva olímpica brasileira de natação foi adiada para o final do semestre. Antes, a principal competição da modalidade havia sido confirmada pela CBDA e seria realizada com portões fechados.

Mais em Tóquio 2020