Siga o OTD

Tóquio 2020

Seletiva olímpica de natação é confirmada, mas sem público

Comitê Olímpico do Brasil anuncia série de medidas de proteção e convoca reunião com as confederações para discutir a situação

seletiva da natação coronavírus COB
(Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Diante do agravamento da pandemia de coronavírus, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) convocou nesta sexta (13) todas as confederações brasileiras para uma reunião no dia 18 de março. Também confirmou a realização da seletiva de natação para os Jogos de Tóquio, mas com portões fechados.

As disputas por vagas nas Olimpíadas na natação permanecem agendadas para o período entre 20 e 25 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro. Em meados de fevereiro, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou esclarecimentos sobre o regulamento da competição.

No comunicado desta sexta, o COB afirma que “tem como prioridade a preservação da saúde e da integridade física dos atletas e de todos os demais envolvidos na preparação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, além dos participantes de eventos esportivos, como treinadores, árbitros, imprensa, colaboradores e público em geral”.

Além da reunião e da confirmação da seletiva da natação, a entidade cancelou a realização do Festival 100 dias para Tóquio, marcado para 18, 19 e 21 de abril, em Brasília, e o Encontro Olímpico que seria realizado no dia 2 de maio, no CT Time Brasil, onde passaria orientações aos atletas brasileiros já classificados para os Jogos. Também não vai mais enviar representantes para a visita de inspeção ao Japão, agora na terceira semana de março.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por fim, não descartou novas medidas, “como realizar competições com portões fechados, adiar ou mesmo o cancelar as mesmas, caso seja necessário”.

Sobre eventos fora do Brasil, principalmente, Jogos Olímpicos Tóquio 2020, afirma que segue acompanhando e respeitando os posicionamentos das Federações Internacionais, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 sobre o coronavírus, reiterando “confiança absoluta nestas instituições”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020