Siga o OTD

Paris 2024

Rio de Janeiro receberá Pré-Olímpico de tiro esportivo em abril de 2024

Centro Militar de Deodoro receberá o Pré-Olímpico de Rifle e Pistola em abril de 2024, com 16 vagas para Paris 2024 em jogo

Time Brasil: Felipe Wu aponta com sua pistola em direção ao alvo; Pré-Olímpico de tiro esportivo acontecerá no Rio de Janeiro
(Foto: Gaspar Nobrega/COB)

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) anunciou nesta quarta-feira (03) que o Brasil foi escolhido para receber o Pré-Olímpico Final de Rifle e Pistola. A competição, que dará distribuirá 16 vagas em oito provas do tiro esportivo para Paris 2024, acontecerá no Centro Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ), entre 11 e 19 de abril de 2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Um agradecimento à ISSF [Federação Internacional de Tiro Esportivo], em especial ao Secretário Geral Willi Grill, pela aprovação da nossa solicitação para sediar a seletiva para a Olimpíada de Paris. Isso comprova a confiança e credibilidade no trabalho desenvolvido pela Confederação, além de mostrar a capacidade e o know-how da CBTE em realizar grandes eventos internacionais”, destaca Jodson Edington, presidente da CBTE.

O tiro esportivo terá 12 provas individuais (seis por naipe) nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, reunindo 340 atletas no total. Desse total de atletas, 300 garantem vaga através de diversas competições classificatórias que acontecem ao longo do ciclo. Um dos últimos desses eventos será o Pré-Olímpico de Rifle e Pistola, que terá oito provas e dará duas vagas para cada uma.

Vale destacar que o Brasil já tem uma vaga garantida no tiro esportivo para a Olimpíada Paris-2024. Philipe Chateuabrian venceu o Campeonato das Américas em 2022 e, dessa forma, garantiu classificação para o país na pistola de ar 10m masculina. A vaga não é nominal, ou seja, pertence ao país, não ao atleta. Assim, a CBTE poderá convocar qualquer atleta para a vaga a partir de seus critérios.

Outros eventos

Além do evento no Brasil, Doha sediará o Pré-Olímpico de Tiro ao Prato, entre 22 e 30 de abril de 2024, distribuindo vagas para na fossa olímpica e no skeet. Além disso, o Rio de Janeiro receberá outros dois eventos de tiro esportivo em setembro de 2023: uma etapa da Copa do Mundo e a Copa Sul-Americana da modalidade.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024