Siga o OTD

Tiro com Arco

Brasil bate Coreia do Sul e é bronze por equipes mistas da Copa do Mundo de Medellin

Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano derrotam dupla sul-coreana e conquistam bronze na Copa do Mundo de Medellín

Brasil Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano tiro com arco
Pódio da disputa por equipes mistas (Foto: World Archery)

Histórico! O Brasil conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes mistas na etapa de Medellín na Copa do Mundo de tiro com arco, neste domingo (24). A dupla brasileira, formada por Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano, derrotou os sul-coreanos An San/Kim Je Deok, atuais campeões olímpicos, por 6 a 2 na disputa de terceiro lugar e coroaram uma participação praticamente impecável.

+ Caio Bonfim é 7º colocado nos 35km da marcha atlética no Mundial de Atletismo

A bela campanha do Brasil começou ainda na fase de ranqueamento, quando Marcus Vinicius D’Almeida foi o quarto colocado entre os homens e Ana Luiza Caetano foi a 15ª entre as mulheres. Juntando os dois resultados, eles ficaram na sexta colocação geral. Já no mata-mata, a dupla derrotou a Espanha e a Holanda antes de ser derrotada por Taiwan na semifinal.

Marcus e Ana foram encaminhados à disputa pelo terceiro lugar, onde tiveram que enfrentar uma pedreira: a equipe da Coreia do Sul, principal potência do tiro com arco. Toda a fase preliminar aconteceu na sexta-feira (22) e apenas o combate pela medalha aconteceu neste domingo. Taiwan levou o ouro ao bater os Estados Unidos na final.

Brasil Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano tiro com arco
Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano em ação (Foto: World Archery)

Como foi a briga pelo bronze

Apesar do favoritismo dos asiáticos, eles não começaram bem e anotaram três 8 no primeiro set. Os brasileiros se aproveitaram para vencer o set em 36 a 34. Na parcial seguinte, os coreanos melhoraram, mas Ana e Marcus foram impecáveis, com três notas 10 – incluindo dois acertos na mosca -, e uma nota 9, e venceram mais uma vez.

Com 4 a 0 no placar, a situação do Brasil ficou bem confortável na partida. An San e Kim Je Deok fizeram um terceiro set perfeito, marcando quatro notas 10, e diminuíram a desvantagem no placar. Mas nem isso abateu os brasileiros, que marcaram 38 pontos no quarto set contra 37 dos adversários para vencer e fechar a partida em 6 a 2.

Além de serem ranqueados como cabeças de chave número 1 em Medellín, os adversários dos brasileiros neste domingo também têm o status de campeões olímpicos. An San e Kim Je Deok representaram a Coreia do Sul na disputa por equipes mistas na Olimpíada de Tóquio, há exato um ano, e conquistaram a medalha de ouro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ana Luiza é destaque no individual

Além de se destacar nas duplas mistas, Ana Luiza Caetano foi o principal nome do Brasil na competição individual nesta etapa de Copa do Mundo. Ela, que tem apenas 19 anos de idade, venceu dois combates e chegou até as oitavas de final. Marcus D’Almeida, por sua vez, foi eliminado ainda na primeira rodada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro com Arco