Siga o OTD

Tiro com Arco

Brasil bate Coreia do Sul e é bronze por equipes mistas da Copa do Mundo de Medellin

Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano derrotam dupla sul-coreana e conquistam bronze na Copa do Mundo de Medellín

Brasil Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano tiro com arco
Pódio da disputa por equipes mistas (Foto: World Archery)

Histórico! O Brasil conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes mistas na etapa de Medellín na Copa do Mundo de tiro com arco, neste domingo (24). A dupla brasileira, formada por Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano, derrotou os sul-coreanos An San/Kim Je Deok, atuais campeões olímpicos, por 6 a 2 na disputa de terceiro lugar e coroaram uma participação praticamente impecável.

+ Caio Bonfim é 7º colocado nos 35km da marcha atlética no Mundial de Atletismo

A bela campanha do Brasil começou ainda na fase de ranqueamento, quando Marcus Vinicius D’Almeida foi o quarto colocado entre os homens e Ana Luiza Caetano foi a 15ª entre as mulheres. Juntando os dois resultados, eles ficaram na sexta colocação geral. Já no mata-mata, a dupla derrotou a Espanha e a Holanda antes de ser derrotada por Taiwan na semifinal.

Marcus e Ana foram encaminhados à disputa pelo terceiro lugar, onde tiveram que enfrentar uma pedreira: a equipe da Coreia do Sul, principal potência do tiro com arco. Toda a fase preliminar aconteceu na sexta-feira (22) e apenas o combate pela medalha aconteceu neste domingo. Taiwan levou o ouro ao bater os Estados Unidos na final.

Brasil Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano tiro com arco
Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano em ação (Foto: World Archery)

Como foi a briga pelo bronze

Apesar do favoritismo dos asiáticos, eles não começaram vem e anotaram três 8 no primeiro set. Os brasileiros se aproveitaram para vencer o set em 36 a 34. Na parcial seguinte, os coreanos melhoraram, mas Ana e Marcus foram impecáveis, com três notas 10 – incluindo dois acertos na mosca -, e uma nota 9, e venceram mais uma vez.

Com 4 a 0 no placar, a situação do Brasil ficou bem confortável na partida. An San e Kim Je Deok fizeram um terceiro set perfeito, marcando quatro notas 10, e levaram diminuíram a desvantagem no placar. Mas nem isso abateu os brasileiros, que marcaram 38 pontos no quarto set contra 37 dos adversários para vencer e fechar a partida em 6 a 2.

Além de serem ranqueados como cabeças de chave número 1 em Medellín, os adversários dos brasileiros neste domingo também têm o status de campeões olímpicos. An San e Kim Je Deok representaram a Coreia do Sul na disputa por equipes mistas na Olimpíada de Tóquio, há exato um ano, e conquistaram a medalha de ouro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ana Luiza é destaque no individual

Além de se destacar nas duplas mistas, Ana Luiza Caetano foi o principal nome do Brasil na competição individual nesta etapa de Copa do Mundo. Ela, que tem apenas 19 anos de idade, venceu dois combates e chegou até as oitavas de final. Marcus D’Almeida, por sua vez, foi eliminado ainda na primeira rodada.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tiro com Arco