Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida fica em 6º no ranqueamento da Copa do Mundo

Em sua estreia na temporada, Marcus Vinicius D’Almeida fica em sexto lugar na fase de ranqueamento da Copa do Mundo de Gwangju

Marcus D'Almeida ouro Copa do Mundo de Paris
Marcus Vinicius D'Almeida tira suas flechas disparadas no ranqueamento (Foto: Divulgação/WA)

O brasileiro Marcus Vinicius D’Almeida fez sua estreia na temporada da Copa do Mundo de tiro com arco, em Gwangju, na Coreia do Sul. Na madrugada desta quarta-feira (18), ele marcou 671 pontos de 720 possíveis e ficou em sexto lugar na fase de ranqueamento do torneio individual do arco recurvo. Além dele, outros sete brasileiros participam da competição e só um foi eliminado.

Atual vice-campeão mundial, Marcus Vinicius D’Almeida marcou 671 pontos, sendo 336 na primeira metade e 335 na segunda. Das 72 flechas que disparou, ele acertou 32 na mosca ou no 10. Ao fim, ficou em sexto lugar, atrás de três sul-coreanos, um italiano e um taiwanês. Dono de dois ouros em Tóquio-2020, Kim Je-deok foi o líder da classificatória, com 685 pontos.

+ Troféu Brasil de ginástica artística começa nesta quinta em Porto Alegre

Dos outros três brasileiros a disputa masculina, Bernardo Oliveira ficou em 48º lugar na fase de ranqueamento, com 639 pontos, enquanto Gustavo Paulino foi o 62º, com 627. Fazendo a primeira competição internacional da carreira, Higor Cobesa foi o 72º, com 608 pontos, e não se classificou para o mata-mata – apenas os 64 primeiros avançaram.

Na próxima fase, que começa na sexta-feira (20), Marcus Vinicius D’Almeida vai enfrentar o australiano Jai Crawley, 59º no ranking round. Bernardo Oliveira, por sua vez, terá um adversário muito duro pela frente: o norte-americano Brady Ellison, recordista mundial e três vezes medalhista olímpico. Já Gustavo Paulino fará sua estreia contra o taiwanês Tang Chih-Chun, terceiro melhor da fase de ranqueamento.

Disputa feminina

Entre as mulheres, todas as brasileiras avançaram ao mata-mata, mas houve uma surpresa. Principal atleta do país, Ane Marcelle dos Santos foi apenas a 52ª colocada, com 589 pontos. Ana Machado, de 22 anos, foi a melhor ranqueada, em 38º, com 611 pontos. Ana Luiza Caetano ficou em 40º lugar, com 608, enquanto Marina Canetta foi 42ª, com 606. A líder foi a coreana Choi Musun, com 655 pontos.

Ana Machado enfrentará na estreia do mata-mata a japonesa Agu Utano, 27ª colocada no ranking round. Ana Luiza Caetano terá a turca Asli Er (25ª) pela frente, enquanto Marina Canetta vai duelar contra a italiana Tatiana Andreoli (23ª). Já Ane Marcelle dos Santos fará um duelo com a mexicana Aida Roman, medalhista de prata em Londres-2012.

Equipes

Além dos torneios individuais, o Brasil também está presente na disputa por equipes do arco recurvo nesta Copa do Mundo de tiro com arco. Entre os homens, o país ficou em 13º lugar na fase de ranqueamento, com 1937 pontos totais. No mata-mata, estreará diretamente nas oitavas de final, contra o Japão (4º).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já o time feminino, que ficou em quarto lugar no último Mundial de tiro com arco, ficou em 12º no ranking round, com 1825 pontos – os pontos de Ane Marcelle nem entraram para a conta. A trajetória da equipe também começará nas oitavas de final, enfrentando a Índia, quinta colocada na fase de ranqueamento. A competição começa já na noite desta quarta (18).

Nas equipes mistas, o Brasil contará com Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Machado, os dois principais arqueiros de cada naipe na fase de ranqueamento. Eles somaram 1282 pontos e ficaram em 13º lugar. A dupla precisará disputar a primeira fase do mata-mata, contra Hong Kong, 20ª colocada no ranking round. Caso avance, terá os Estados Unidos (4º) nas oitavas.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tiro com Arco