Siga o OTD

Tiro com Arco

Com oito brasileiros, Copa do Mundo retorna à Coreia do Sul

Brasil tem oito atletas presentes na Copa do Mundo de Gwangju, que retorna à Coreia do Sul após 15 anos

Marcus Vinicius D'Almeida Copa do Mundo de tiro com arco
Marcus Vinicius D'Almeida foi prata no Mundial 2021 e está inscrito na Copa do Mundo de Gwangju (Foto: WA)

Após 15 anos, a Copa do Mundo de tiro com arco está de volta à Coreia do Sul, principal potência da modalidade, com a cidade de Gwangju recebendo a competição a partir desta terça-feira (17). O Brasil está presente na disputa com oito atletas, incluindo Marcus Vinicius D’Almeida, que foi medalhista de prata no Mundial de tiro com arco no ano passado.

+ Caroline Almeida e Bia Ferreira garantem medalha no Mundial de boxe

Entre os brasileiros, são quatro homens e quatro mulheres, todos participando do arco recurvo, que é a modalidade olímpica do tiro com arco. No masculino, competirão Marcus Vinicius D’Almeida, Bernardo Oliveira, Gustavo Paulino dos Santos e Bruno Cobesa. Já no feminino, Ana Machado, Ana Luiza Caetano, Ane Marcelle dos Santos e Mariana Canetta formarão o time verde e amarelo.

A competição foi iniciada nesta terça-feira, mas o Brasil só entrará em ação nesta quarta (18), quando começará o arco recurvo. A partir da 00h (horário de Brasília), ocorrerá a fase de ranqueamento, em que cada atleta terá 72 flechas para fazer a maior pontuação possível. O mata-mata por equipes começarão na quinta-feira, enquanto o individual, na sexta. As finais estão programadas para o domingo (22).

Ane Marcelle dos Santos, Ana Machado e Sarah Nikitin Mundial tiro com arco
Ane, Ana e Sarah ficaram em quarto lugar no Mundial de 2021 (Foto: World Archery)

Vale lembrar que o Brasil vive o melhor momento de sua história no tiro com arco. Além de ter sido vice-campeão mundial, Marcus Vinicius D’Almeida foi nono colocado na Olimpíada de Tóquio. Já a equipe feminina conquistou um histórico quarto lugar no último Mundial. Na ocasião, o time foi composto por Ana Machado, Ane Marcelle e Sarah Nikitin.

Novos rostos

Esta será a estreia do Brasil em competições internacionais nesta temporada. Já houve uma etapa da Copa do Mundo de tiro com arco neste ano, em Antalya, na Turquia, em abril, mas nenhum atleta verde-amarelo esteve na disputa. Além de ser a estreia na temporada, também será a primeira oportunidade de participar de uma Copa do Mundo para alguns atletas.

São os casos de Gustavo Paulino dos Santos, de 25 anos, e Higor Cobesa, de 27. Enquanto Gustavo teve sua última aparição internacional no Torneio Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2018, Higor não tem nenhum registro de participação em competições chanceladas pela World Archery.

+ Relembre a seletiva que definiu a seleção brasileira

Quem também fará sua estreia será Ana Luiza Caetano, de apenas 19 anos. Ela esteve presente no Pan de Lima, quando foi quarta colocada na disputa por equipes, mas jamais participou do circuito mundial. Ana Machado, por sua vez, tem 22 anos e teve sua última participação no circuito em 2015, quando tinha apenas 15 anos.

Marcus Vinicius D’Almeida, Bernardo Oliveira, Ane Marcelle dos Santos e Marina Canetta não só têm experiência de Copa do Mundo, como também já participaram de Jogos Olímpicos. Marcus e Ane, aliás, detêm o melhor resultado brasileiro na história da modalidade: um nono lugar, em Tóquio-2020 e na Rio-2016, respectivamente.

Competição recheada

Esta será a primeira vez desde 2007 que a Coreia do Sul recebe uma etapa de Copa do Mundo de tiro com arco em seu território. Por isso, a expectativa sobre esta competição é muito grande, já que o país também não participa de uma etapa do circuito desde 2019, último ano antes da pandemia. Além disso, os principais atletas do tiro com arco estarão presentes: são 272 arqueiros de 39 países inscritos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre eles, destaques para os campeões olímpicos Mete Gazoz, da Turquia, e An San, da Coreia do Sul. O também sul-coreano Kim Woojin, que conquistou o ouro no Mundial do ano passado ao derrotar Marcus Vinicius, está presente na disputa, assim como o norte-americano Brady Ellison, número 1 do mundo e três vezes medalhista olímpico.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro com Arco