Siga o OTD

Tiro com Arco

Jane Karla vence competição entre atletas sem deficiência em Portugal

Jane Karla foi campeã do arco composto individual e também da dupla mista na primeira etapa do Campeonato Português de tiro com arco

Jane Karla de classificou para as quartas de final da Copa do Mundo Paralímpica de Pilsen, no tiro com arco, e está a um passo da classificação para Paris 2024 (Divulgacao)

Defendendo as cores do Sporting, Jane Karla, brasileira classificada para disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio, disputou no fim de semana a primeira etapa do Campeonato Português de tiro com arco, no Campo de rúgbi do CD Nacional, em Caldas da Rainha, entre atletas sem deficiência e ganhou duas medalhas de ouro: no individual feminino e na dupla mista.

A atleta do Time Nissan somou 670 dos 720 pontos na qualificação do arco composto individual, 38 a frente de Johana Oliveira, a segunda colocada. Das 72 flechadas, Jane Karla acertou 33 vezes no 10, das quais 23 foram na mosca. Com a pontuação, além de se classificar em primeiro para a semifinal, a brasileira conquistou a medalha de ouro da dupla mista. Com a marca dela e mais os 644 pontos de Nuno Félix, o Sporting venceu a competição com 1314, quatro a mais do que o Centro Social de Prime, que ficou em segundo lugar.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Na semifinal do arco composto individial, Jane Karla superou Liliana Cardoso por 144 a 126 e se classificou para a decisão. Na disputa pela medalha de ouro, a brasileira enfrentou Ana Gutierrez, que eliminou Johana Oliveira por 131 a 127, e venceu com autoridade por 141 a 125.

Jane Karla se prepara para disputar pela quarta vez a Paralimpíada. Nas duas primeiras, Pequim-2008 e Londres-2012, ela era atleta de tênis de mesa, época em que conheceu o marido, Joachim Gögel, que era técnico da seleção alemã da modalidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No ciclo para a Rio-2016, Jane Karla trocou de esporte e passou a competir no tiro com arco e Joachim Gögel se especializou para treinar a mulher na nova modalidade. Após cinco anos como treinador, o marido anda se arriscando também com o arco e flecha. Nesta primeira etapa do Campeonato Português, ele também defendeu o Sporting e ficou em 13.º lugar entre 28 participantes.

Além de ser técnico de Jane Karla no tiro com arco, Joachim Gögel treina também a filha da esposa, Lethícia Lacerda no tênis de mesa, e foi fundamental para a classificação dela para os Jogos Paralímpicos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tiro com Arco