Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CT Paralímpico sedia Aberto de tênis de mesa nesta semana

CT Paralímpico recebe mais de 130 atletas no Aberto de tênis de mesa a partir de sexta-feira

Focada, Sophia Kelmer avançou à semifinal da Classe 7 do Mundial de tênis de mesa paralímpico. Aberto no CT Paralímpico
(Foto: André Soares/CBTM)

O Centro de Treinamento Paralímpico (CT Paralímpico), em São Paulo, será palco do Aberto Paralímpico de tênis de mesa, a partir desta sexta-feira, 24, até domingo, 26. Ao todo, 133 atletas, 95 homens e 38 mulheres, disputarão o torneio na capital paulista, dos quais 72 são brasileiros e 61 estrangeiros.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na última edição da competição realizada no Brasil, realizada em outubro passado, os mesatenistas brasileiros conquistaram 19 de 23 títulos possíveis. Contabilizados todos os pódios, os brasileiros só não estiveram presentes em uma classe de todas as disputadas. Nos Abertos Internacionais disputados fora do país em 2022, o Brasil conquistou 68 medalhas, sendo 18 de ouro, 25 de prata e 25 de bronze. Já neste ano, em duas etapas, os atletas do país subiram 18 vezes ao pódio na Espanha e Itália.
+ Philipe Chateaubrian em 25º na Copa do Mundo de tiro esportivo em Bhopal
+ Semifinal de Calderano: destaque do Grand Smash de Singapura

+ Dupla brasileira de tênis em CR para na semi em evento nos EUA
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

Grandes nomes

Estarão presentes os principais mesatenistas brasileiros, incluindo os seis que conquistaram medalhas no Mundial Paralímpico de Granada (ESP) em novembro de 2022: Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Lucas Arabian, Marliane Santos, Paulo Salmin e Sophia Kelmer. Além deles, os medalhistas paralímpicos Aloísio Lima, Guilherme Costa, Iranildo Espíndola, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos e Israel Stroh estão entre inscritos.

Será o primeiro torneio internacional da modalidade no país nesta temporada. O Brasil tem representantes em 19 das 21 classes. Haverá atletas oriundos de Argentina, Chile, França, Holanda, Coreia do Sul, Índia e Hong Kong. Destaque para o sul-coreano Kim Young-Gun, da classe 4, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e bronze no Mundial Paralímpico de Granada. A mesatenista Wong Ting Ting, de Hong Kong, bronze em Tóquio na classe 11, também estará no evento.

Além do Aberto Paralímpico, o CT vai receber a Seletiva Olímpica de Jovens da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), de 26 a 28 de março, e o primeiro grande evento nacional da temporada 2023, o TMB Platinum – Ciclo I, entre os dias 29 de março e 2 de abril, com a presença de atletas paralímpicos também.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia