Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil garante 19 atletas no parataekwondo em Santiago-2023

Após a realização da seletiva no Rio de Janeiro, o Brasil garantiu a presença de 19 atletas na disputa do parataekwondo em Santiago-2023

Mas - Brasil na seletiva de parataekwondo
(Foto: Ale Cabral/CPB)

O Brasil terá uma delegação recheada no parataekwondo dos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023. Após as disputas do Torneio Qualificatório da modalidade nesta quarta-feira (22), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), o país assegurou 19 vagas para a competição multi-esportiva que acontecerá em novembro, no Chile.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O parataekwondo terá 70 atletas em Santiago-2023, divididos em dez categorias de disputa na classe K44. Serão cinco masculinas (58kg, 63kg, 70kg, 80kg e +80kg), com a presença de oito atletas em cada uma, e cinco femininas (47kg, 52kg, 57kg, 65kg e +65kg), com seis atletas por torneio. Cada categoria tem uma vaga destinada ao país-sede e outra através de convite da Comissão Bipartite.
+ Beatriz Ferreira e Barbara Santos garantem medalha no Mundial de boxe feminino
+ OTD em Paris mostra os detalhes do processo de inscrição de voluntários para Paris 2024
+ Davi Silva perde na 1ª rodada do quali do Aberto da Polônia de badminton
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Das vagas remanescentes, entre os homens, são quatro distribuídas pelo ranking mundial e duas pelo torneio qualificatório. Entre as mulheres, foram duas cotas pelo ranking e outras duas pelo qualificatório. Cada país poderá ter até dois atletas em cada categoria, totalizando até 20 atletas no evento.

Classificações

Por meio do ranking mundial, o Brasil conseguiu garantir atletas em nove das dez categorias do Parapan: Fabrício Marques (58kg), Nathan Torquato (63kg), Bruno Mota (70kg), Joel Gomes (80kg), Pedro Paulo Neves (+80kg), Cristhiane Nascimento (52kg), Silvana Fernandes (57kg), Ana Carolina de Moura (65kg) e Débora Menezes (+65kg).

Buscando as 11 vagas possíveis no torneio qualificatório, o Brasil conseguiu dez. No masculino, Claro Lopes (80kg) foi campeão de sua categoria derrotando o estadunidense Felix Sabates na final. Já Carlos Junior (70kg) carimbou o passaporte após ser vice-campeão de sua categoria. Ele superou o porto-riquenho Oscar Fontan na semifinal e perdeu para o cubano Michel Suárez na decisão. Outro que caiu na decisão foi Lucas Vicente (+80kg), diante do mexicano Francisco Pedroza.

Entre as mulheres, o Brasil conquistou uma vaga em cada uma das cinco categorias em disputa, quase que de forma automática. Por conta do baixo número de inscritas, Teresinha (47kg), Maria Eduarda Machado (52kg), Larissa Lopes (57kg), Leylianne Ramos (65kg) e Camila Macedo (65kg) entraram de forma direta na final e precisaram apenas lutar para se classificarem. Destas, Camila, Leylianne e Maria foram campeãs. O Brasil também conseguiu uma segunda vaga nos 47kg com Miriam Aparecida Pio.

Ainda entre os homens, Cícero Nascimento (58kg) e Hiury Anderson (63kg) perderam na semifinal. Em uma disputa de terceiro lugar, Cícero venceu o mexicano Cesar Hernandez e garantiu a vaga, enquanto Hiury perdeu para o mexicano Victor Palacios. Hiury aguarda para saber se poderão se classificar para os Jogos Parapan-Americanos por meio da realocação de vagas.

Poomsae

Além do parataekwondo, a Arena Carioca 1 também recebeu o Torneio Qualificatório do poomsae para os Jogos Pan-Americanos. O Brasil contou com a presença de João Carlos Sousa e Nicole Maciel na disputa do Par Freestyle. Eles ficaram em décimo lugar, marcando 6.68 pontos. Apenas os oito primeiros colocados garantiram vaga no Pan.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia