Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Nem sempre os sets do tênis de mesa foram até 11 pontos!

De Seul-1988 até Sydney-2000, os sets eram disputados até 21 pontos, com 5 serviços alternados. Mudança para sets até 11 pontos aconteceu em Atenas-2004

Foto: Divulgação

Hoje o tênis de mesa é disputado em melhor de 5 ou de 7 sets até 11 pontos, com 2 serviços alternados. Mas nem sempre foi assim!

Se tomarmos como exemplo o evento de simples masculino em Jogos Olímpicos, podemos visualizar as mudanças.

Em Seul-1988, ano de estreia do tênis de mesa, os jogos da fase de grupos foram disputados em melhor de 3 sets até 21 pontos, com 5 serviços alternados. A partir da chave principal, entre os 16 melhores, as partidas foram disputadas em melhor de 5 sets até 21 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, na primeira final olímpica masculina de simples vimos dois sul-coreanos: Yoo Nam-kyu venceu Kim Ki-taik por 3 sets a 1 (17-21, 21-19, 21-11, 23-21).

Já a partir de Atenas-2004, os jogos passaram a ser disputados em melhor de 7 sets até 11 pontos, com 2 serviços alternados. (Vale ressaltar que a mudança foi testada com antecedência, isto é: o Mundial de 2003 foi disputado em melhor de 7 sets até 11 pontos. Tendo sido campeão o austríaco Werner Schlager).

O mesatenista sul-coreano Ryu Seung-min, ouro em Atenas-2004: sets até 11 pontos
Ryu Seung-min, campeão em Atenas-2004: sets até 11 pontos (Foto: Divulgação/FB)

E o primeiro campeão olímpico individual com a nova pontuação foi um sul-coreano caneteiro: Ryu Seung-min – mesmo estilo do compatriota vencedor em Seul-1988, Yoo Nam-kyu. Na decisão na capital grega, Seung-min bateu o chinês Wang Hao por 4 sets a 2 (11-3, 9-11, 11-9, 11-9, 11-13, 11-9).

Por que as mudanças?

O intuito delas é deixar o jogo mais dinâmico e equilibrado, ou seja: de forma a ser mais atrativo para o público e a transmissão do evento. Quando as partidas eram disputadas até 21 pontos, elas costumavam durar mais tempo. E os bons sacadores levavam maior vantagem, pois tinham 5 serviços por vez. Assisti a grandes viradas quando o placar mostrava 15-20 e o sacador fazia 5 pontos seguidos!

Já os jogos em melhor de 7 sets até 11 pontos, além de mais rápidos, têm mais momentos de decisão – pois são disputados no mínimo 4 sets. E com 2 serviços alternados, as partidas tendem a ser mais equilibradas.

O sueco Jan-Ove Waldner é um exemplo de mesatenista que brilhou em ambos os sistemas de pontuação. Ele foi campeão em Barcelona-1992, prata em Sydney-2000 e, aos 38 anos, ficou em 4º lugar em Atenas-2004. Perdeu na disputa do bronze para o chinês Wang Liqin.

Vale lembrar ainda que Wang Liqin impediria o bronze em Pequim-2008 de outro sueco, isto é: de Jorgen Persson (na ocasião, com 42 anos) – que fora campeão mundial em 1991!

Como seria?

Cada época tem suas características, regras e ídolos, mas tendo em vista essas mudanças é no mínimo divertido imaginar: como seriam os jogos de Moregard, Harimoto e Lin Jun-Yi (todos têm menos de 21 anos) – com 5 saques seguidos e 21 pontos pela frente?

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka