Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

A volta de Kanak Jha, quadrifinalista em Mundial

Kanak Jha retorna às competições após cumprir período de suspensão. O mesa-tenista não foi localizado para fazer testes anti-doping em 2022.

Kanak Jha (Crédito: WTT)

O mesa-tenista estadunidense Kanak Jha foi suspenso provisoriamente em seu país em Dezembro de 2022 por violar regras anti-doping. Mais especificamente, ele não foi localizado em três ocasiões para exame anti-doping em 2022: 18 de março, 2 de Junho e 4 de Setembro. Os atletas olímpicos são suspensos se “perdem” três testes num período de 12 meses.

No entanto, como Jha participou de um evento oficial nos Estados Unidos logo depois de ser suspenso, a Agência Anti-Doping dos EUA (USADA) determinou que Jha não podia receber crédito pelo tempo em que ficou suspenso provisoriamente. Assim, a data de início da sanção de 12 meses de Kanak passou a ser 15 de março de 2023.

A extensão da pausa involuntária de Jha deu uma “mexida” na Bundesliga, a liga da Alemanha. Depois do término do contrato de Kanak Jha com o Ochsenhausen no ano passado, o Grenzau inicialmente levou de volta o atleta de 23 anos e planejava contratá-lo a partir de Dezembro. Mas em meio à incerteza em torno de sua suspensão, o clube voltou atrás. Isso, sem que o mesa-tenista tenha jogado uma única vez. Então, o Bergneustadt garantiu os préstimos de Jha.

Bundesliga

E Kanak voltou com vitória. Contra o seu ex-clube Mainz, Jha ganhou de Johannes Willeke por 3-0, contribuindo para o triunfo do Bergneustadt. Agora, o clube terá somente mais três jogos na corrida pelo avanço aos playoffs.

Bergneustadt é o quinto clube na Alemanha para Kanak Jha. Ou seja, antes de se juntar ao Ochsenhausen, ele jogou pelo Herne e pelo então clube da segunda divisão Mainz, nas ligas inferiores. E por um ano, atuou pelo Grenzau nas ligas principais.

Seletiva Olímpica dos Estados Unidos

Pelas redes sociais, a Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos deu boas-vindas a Kanak Jha, que participará da seletiva olímpica nacional americana a partir desta quinta (21/03) – com transmissão pelo canal da USA Table Tennis no Youtube. E divulgou a seguinte declaração dele:

“Estou animado para seguir meu sonho de sucesso em Paris e realmente feliz em participar da seletiva olímpica. Sempre amei e reconheci o apoio da nossa torcida e agora tentemos fazer história juntos e realizar o meu sonho de colocar os Estados Unidos nos livros de História Olímpica.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Kanak Jha foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires-2018 e quadrifinalista no Mundial em Houston-2021. Ele, que ocupava a 22ª posição no ranking mundial em Dezembro de 2022, ficou de fora de eventos importantes, isto é: como os Jogos Pan-Americanos em Santiago-2023, a Copa Latina realizada nos Estados Unidos no início do ano e o Mundial por Equipes em Busan, na Coreia do Sul. Além, é claro, dos torneios da WTT, braço comercial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).

Mais em Blog da Lyanne Kosaka