Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Em Singapura, o primeiro Grand Smash da temporada!

Muitos pontos em jogo em Singapura-2024

Truls Moregard
Truls Moregard (foto: WTT)

O Grand Smash de Singapura-2024 (07-17/03) começa nesta quinta, e muitos pontos no ranking mundial estarão em jogo. Os campeões levam 2000 pontos, ou seja: com o primeiro trimestre do ano terminando, o momento é propício para dar grandes saltos na classificação.

Os dois lados da moeda

Mas há os dois lados da moeda. Os pontos de Singapura-2023 expiram em 19 de março. Isto é, os mesa-tenistas que tiveram grandes atuações no ano passado terão que defender seus pontos para manter sua posição no ranking mundial. Para os outros que não foram tão bem na Cidade do Leão da última vez, terão a chance de tentar novamente. Com o ranking da semana 10 disponível, veja quem tem muitos pontos a defender e quem está pronto para levar para casa o troféu do primeiro Grand Smash deste ano.

Mesa-tenistas com muitos pontos a defender

Estes atletas foram muito bem na edição do ano passado. E com o prazo de validade dos pontos de 2023 se aproximando, eles terão que estar bem afinados quando entrarem na área de jogo:

Qian Tianyi (n°8 ranking mundial)

Com 1400 pontos a defender por ter sido finalista no Grand Smash de Singapura-2023, Qian terá um desafio difícil pela frente. Ou seja, ela sofreu uma sequência de derrotas no ano passado e precisará de uma grande atuação agora para repetir o resultado de 2023. Caso contrário, enfrentará uma grande queda no ranking.

Comentário: Além de uma grande campanha (venceu Mima Ito entre as 32) em 2023, Qian contou com a eliminação precoce de Chen Meng na sua parte da chave. O que ela pode ter como vantagem é que as atenções estarão (mais) voltadas às mesa-tenistas da seleção principal da China, isto é: Qian pode deixar a responsabilidade nas costas das companheiras de equipe.

Truls Moregard (n°14 ranking mundial)

Moregard estava com tudo no Grand Smash de Singapura no ano passado. A sensação sueca levou o líder do ranking Fan Zhendong ao limite. Pelos seus esforços, Truls ganhou 350 pontos. Este continua como o seu melhor resultado no período do ranking. Com o vencimento dos pontos de 2023 se aproximando, qualquer resultado inferior a uma quarta-de-final verá sua posição desabar…

Comentário: Truls ganhou o título no campeonato europeu por equipes em Malmo-2023, ou seja, jogando em casa. E foi vice-campeão no Top-16 da Europa disputado em janeiro deste em Montreux, Suíça. Mas ele não tem brilhado no circuito da WTT como era se de esperar, depois de ter sido vice-campeão mundial em Houston-2021. E ainda tem testemunhado a rápida ascensão do francês Felix Lebrun no circuito.

Izaac Quek (n°55 ranking mundial)

Jovem herói local, Quek conseguiu duas grandes vitórias em Singapura-2023. Isto é, venceu Achanta (Índia) e na sequência Falck (Suécia), para chegar às oitavas e conquistar 175 pontos. Como convidado nesta edição, Quek precisará de uma grande atuação novamente se quiser manter ou melhorar sua posição na classificação mundial.

Comentário: Aos 17 anos, Quek é a principal aposta de Singapura na promoção do Grand Smash. Surpresa no Smash-2023, mais para o final do ano Quek venceu Alexis Lebrun entre os 32 no Star Contender Langzhou, vitória que o mesa-tenista de Singapura considerou como maior da sua carreira até então. Acho difícil que Quek iguale a campanha de 2023 no Grand Smash neste ano, mas cada jogo é um jogo!

Sofia Polcanova (n°25 ranking mundial)

A quarta-de-final no Smash de Singapura-2023 é o melhor resultado da austríaca nos últimos 12 meses. Como esses 350 pontos logo vão expirar, Polcanova terá que levar à mesa seu plano A. Com seus melhores resultados no circuito mundial contribuindo com apenas 55 pontos ao seu total, pode ser um momento decisivo para ela dar o ritmo para o restante da temporada.

Comentário: Depois do Smash de Singapura-2023, Polcanova disputou 8 torneios de WTT, sendo que o seu melhor resultado foi a semifinal no Contender Amã (Jordânia). E em 2023 e em 2024, ela foi finalista do Top-16 da Europa. Ou seja, a concorrência asiática nos eventos da WTT é muito forte, mesmo para uma mesa-tenista top da Europa, como é o caso de Polcanova.

Time Brasil

O Brasil terá 6 mesa-tenistas em Singapura-2024. No masculino, Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Eric Jouti e Guilherme Teodoro. Entre as mulheres, Bruna Takahashi e Giulia Takahashi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Hugo Calderano, atual n° 7 do mundo, chegou às semifinais em 2023, em campanha brilhante. Isto é, venceu: Cho Seungmin (Coreia), Uda (Japão), Jorgic (Eslovênia) e Aruna (Nigéria), só parando diante de Ma Long.

Com informações de WTT e CBTM.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka